Imunização contra a dengue já é possível no Brasil.

O primeiro lote de vacinas contra a dengue da Sanofi-Pasteur, aprovado pela ANVISA no fim de dezembro, chegou no último dia 22 ao Brasil. As 500 mil doses são destinadas à clínicas particulares de todo o país e a empresa está à espera do parecer sobre preço da Câmara Reguladora do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável, para iniciar a comercialização.

A vacina já é possível na rede privada, mas o acesso não deve invalidar a luta contra o mosquito transmissor.

A vacina já é possível na rede privada, mas o acesso não deve invalidar a luta contra o mosquito transmissor.

Geralmente o processo de análise de preço leva cerca de três meses — o que terminaria em 28 de março — e, sendo assim a previsão da empresa de início das imunizações seria em junho. Por ser considerado um produto excepcional, segundo a ANVISA, esse processo pode levar mais tempo. Depois dos cálculos da CMED, no entanto, o parecer é levado ao Ministério da Saúde para ser assinado.

Eficácia

A vacina é produzida na França e também foi aprovada no México e nas Filipinas (onde já foi comercializada em planos de saúde), é válida para os quatro tipos de dengue, pode reduzir dois em cada três casos da doença, 80% das hospitalizações e 90% da incidência de casos graves que resultam em mortes. Os testes foram feitos em 40 mil pessoas de nove meses aos 60 anos, em 15 países, inclusive no Brasil.

Nas três primeiras semanas deste ano, foram registrados 73.872 casos de dengue no país. No município do Rio de Janeiro o número de casos de dengue continua crescendo. De acordo com os últimos números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, entre 1º de janeiro e 19 de março deste ano já foram contabilizados 4.621, um crescimento de 7,64% em relação à semana anterior. Em 2015, no mesmo período, foram notificados apenas 691 casos no município.

Desde o início do ano, a região que abrange os bairros Jacarepaguá, Anil, Gardênia Azul, Curicica, Freguesia e Taquara, na Zona Oeste, é a que contabiliza mais registros de dengue: 863. Em seguida está a área que inclui os bairros de Ramos, Manguinhos, Bonsucesso e Olaria, na Zona Norte do Rio, com 813 notificações, segundo o último boletim da prefeitura.

No estado, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 15 de março já haviam sido registrado em todo o estado do Rio de Janeiro 23.975. Espera-se um novo boletim epidemiológico com os novos números para os próximos dias.

Fonte:
O Globo – http://goo.gl/qMJVFw

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>