Gravidez: estrias e manchas são comuns, mas dá para evitar.

Com tantas transformações e reboliço hormonal, manchas e estrias podem surgir neste período, mas basta cuidados simples para evitar problemas tão comuns nas futuras mamães.

Estrias, celulitas, inchaço e manchas na pele durante a gestação causam medo às futuras mamães. Mas com os cuidados certos, é possível evitar esses problemas estéticos.

Estrias, celulitas, inchaço e manchas na pele durante a gestação causam medo às futuras mamães. Mas com os cuidados certos, é possível evitar esses problemas estéticos.

A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher, mas também é um período cheio de mudanças e grande desconforto físico e mental causado principalmente pelas transformações do corpo e o desequilíbrio na autoestima, condição psicológica geralmente abalada pelo ganho de peso e o aparecimento de estrias e manchas no rosto (melasma).

De acordo com especialistas, durante a gravidez, certos cuidados são essenciais para preservar a pele dessas transformações e evitar que alguns problemas se estendam no pós-parto. Usar hidratante na barriga todos os dias para evitar estrias e protetores solares para preservar a pele do melasma, também conhecido como cloasma, e manchas da gravidez são as melhores opções porque não representam risco algum à saúde da mamãe e, principalmente, a do bebê.

Sem manchas

O filtro solar durante a gestação é a única e imprescindível forma de evitar o surgimento de melasmas. Existe uma série de tratamentos contra esse tipo de mancha, mas poucos são indicados para tratar mulheres grávidas. Portanto, o melhor é evitar que elas surjam.

Hidratação é fundamental

O aumento de peso, típico da gravidez, faz com que a pele exceda sua capacidade de elasticidade, aumentando a probabilidade de aparecimento das estrias, principalmente as regiões com maior propensão, como mamas, abdômen, glúteos e coxas. É muito importante que essa hidratação seja feita com a supervisão de um especialista, pois ele vai orientar o melhor produto de acordo com o tipo de pele e o tempo de gestação.

Peles ressecadas aumentam as chances de estrias, por isso é tão importante mantê-las hidratadas. Uma dica que atravessa gerações e nunca sai de moda – além de não ter contraindicações – é massagear o corpo, principalmente a barriga, com um bom óleo vegetal (amêndoa, coco etc). Aplique o óleo durante o banho, com a pele ainda molhada, e enxágue para retirar o excesso ou, após o banho, com a pele ainda úmida, aplique uma pequena quantidade de óleo e espalhe bem, sempre massageando delicadamente.

Manchas e estrias também podem ser evitadas com cremes que contenham antioxidantes e vitaminas. Mas atenção: nem todos os produtos são adequados para grávidas. Consulte um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para uma proteção sem riscos para o bebê.

Fonte:
– Diário Gaúcho – http://goo.gl/m8Jpfd

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>