FOLICULITE DA BARBA

Para evitar inflamação na região do folículo faça a barba sempre na direção do crescimento dos pelos.

Para evitar inflamação na região do folículo faça a barba sempre na direção do crescimento dos pelos.

Homens de todas as idades, principalmente negros, queixam-se de que o barbear não proporciona o resultado prometido nas embalagens dos produtos destinados a este cuidado. Geralmente, a rotina de barbear a pele causa uma irritação devido ao atrito da lâmina com a derme e, algumas horas depois, regiões da face e do pescoço apresentam inúmeros folículos inflamados. É feio, doloroso e incômodo. Mas o que pouca gente sabe é que a foliculite da barba não é tão grave quanto à foliculite bacteriana e pode ser evitada com a mudança de alguns hábitos na hora de se barbear.

Diferenças entre foliculite e Pseudofoliculite

Foliculite:
Ocorre quando há inflamação do folículo piloso, bulbo onde nascem os pelos.
Causada pela bactéria Staphilococcus Aureus, estas infecções, quando graves, podem causar perda permanente do pelo e cicatrizes de difícil remoção. A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais fios. A maioria dos casos de foliculite é superficial, pode coçar, e doer. Normalmente a inflamação do pelo sara sozinha, mas os casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista.

Pseudofoliculite:
Muito comum entre os homens, a foliculite da barba, ou pseudofoliculite, trata-se de uma infecção causada pelo crescimento equivocado do pelo que, devido ao corte das lâminas do barbeador, cresce com a ponta voltada para dentro da pele. É mais comuns em homens negros por que a estrutura do fio é mais crespa e irregular. A inflamação ocorre porque uma lesão causada no local do pelo encravado permite que bactérias penetrem no interior da pele e infeccionem a região do folículo e não propriamente o bulbo. Esta inflamação não tem relação alguma com hereditariedade e, ao contrário do que muitos homens pensam, é diferente de outros tipos mais graves de foliculite causadas por micro-organismos específicos. Por isso o uso do radical grego “pseudo”, que significa falsa inflamação do folículo.

PREVENÇÃO

Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a pseudofoliculite. Certos indivíduos, como os diabéticos, são mais propensos a infecções e devem ter cuidados especiais com a higiene. Mesmo que o indivíduo não tenha nenhum problema de saúde que o torne suscetível a infecções, algumas precauções podem ser importantes para todos:

– Evite fazer a barba com água muito quente, o manto lipídico é um fator de proteção para a pele e não resiste a altas temperaturas.
– Raspe na direção do crescimento do pelo, geralmente de cima para baixo, em movimentos curtos e com cuidado.
– Água morna é suficiente para amolecer os pelos.
– Sabonetes antissépticos só devem ser usados quando necessário. Usar excessivamente esses produtos deixa a pele seca e mata bactérias protetoras importantes.
– Mantenha a pele sempre hidratada.
– Tome cuidado ao fazer a barba, use gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas e evitar cortes e atritos mais irritantes.
– Substituir os tradicionais aparelhos de barbear por barbeadores elétricos de última geração. Eles diminuem o atrito com a pele e evitam que o pelo crespo se volte para o folículo e cause as indesejáveis inflamações.

Se mesmo depois de ampliar os cuidados sua pele ainda apresentar pontos de inflamações, procure um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para uma consulta e diagnóstico. Muitas vezes, cuidados com a higiene e boas práticas no barbear não são suficientes, há casos que medicamentos, como antibióticos e corticoides, devem ser administrados para ajudar a recuperar a saúde e beleza da pele.

Fontes:
– Portal da Soc. Brasileira de Dermatologia – http://goo.gl/ALQs4s
– Tua Saúde – http://goo.gl/gRIJLQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>