Estrias na Pele dos Homens.

As causa mais comuns de estrias nos homens está relacionada ao aumento de volume corporal causado pela hipertrofia nos treinos de musculação ou efeito "sanfona".

As causa mais comuns de estrias nos homens está relacionada ao aumento de volume corporal causado pela hipertrofia nos treinos de musculação ou efeito “sanfona”.

Há quem pense que só as mulheres sofram com estrias. Muitos homens também convivem com o problema que geralmente surgem ainda na adolescência, quando há crescimento acelerado e alterações hormonais agressivas. Estrias são, por definição, rachaduras na pele em forma de listras causadas pelo estiramento do tecido além dos limites suportados. A falta de elasticidade não é a causa, mas a consequência de um ganho excessivo de volume em um curto espaço de tempo, já que a pele não consegue acompanhar tão rapidamente e se adaptar as novas dimensões. Por isso é mais comum no estirão da adolescência e durante hipertrofia muscular intensa. O aspecto clínico em ambos os sexos é igual, mas as regiões mais comuns para o aparecimento em ambos os gêneros são um pouco diferentes, nos homens são mais comuns na porção inferior das costas, flancos, ombros, lateral do peitoral, glúteo e porção inferior das coxas.

De acordo com o dermatologista especialista Daniel Coimbra, da clínica Les Peaux, “Na derme, camada superficial da pele, existe uma grande concentração de fibras responsáveis pela sua elasticidade e sustentação. Com o ganho rápido de massa – ou peso – essas fibras se rompem e forma uma espécie de cicatriz interna que dá origem as estrias”. Segundo Daniel, no início essas marcas são mais avermelhadas devido a um processo inflamatório. Nesta fase o tratamento é mais efetivo e quase não deixa vestígios, mas com o passar do tempo, esse processo cessa, cicatriza e as estrias se tornam esbranquiçadas e mais difíceis de remover.

Participação Genética.

Diferentes das celulites, as estrias não dependem de hábitos desregrados de alimentação para ocorrerem, um dos fatores determinantes para as marcas é a predisposição genética. Quem tem casos de estrias na família pode desenvolvê-las uma vez exposto aos seus fatores de risco, mas nem sempre a hereditariedade explica, já que em muitos casos o problema aparece em apenas um membro da família.

Musculação na medida.

Segundo Alexandre Castelo Branco, professor de Educação Física e Personal Trainer no Rio de Janeiro, para ter um corpo bonito e livre de estrias o segredo é progredir com os treinos. “Quem está começando um treino de hipertrofia deve ter calma e paciência. Começar com anilhas e alteres mais leves e aumentá-los gradativamente para evitar que a pele não suporte a explosão muscular e se rompa.” Outra dica do professor é combinar treinos de hipertrofia com sessões aeróbicas. “Quando você só malha, o corpo não queima caloria suficiente e a hipertrofia acontece preservando as camadas de gordura sobre o músculo. Quando o aluno combina dois treinos, hipertrofia e Aeróbico, a gordura é eliminada e dá lugar para o músculo crescer sem exigir tanta resistência da pele e mais tempo para a pele entender sua nova condição. Além de mais definição, o corpo fica mais bonito, natural e preservado das cicatrizes de estrias”, completa Alexandre.

Laser de CO2 ajuda a amenizar o problema.

Para Daniel Coimbra, o melhor procedimento disponível atualmente para tratar qualquer estria, seja em homens ou mulheres, é o laser fracionado – podendo ser ablativo (CO2) ou não (erbium 1540). De acordo com o especialista, algumas sessões do tratamento são suficientes para amenizar não só estrias, mas cicatrizes e até a flacidez que eventualmente possa incomodar. “O laser fracionado é um tratamento pouco invasivo e só exige que o paciente se preserve do sol para não manchar a pele. O tratamento provoca microlesões na superfície da pele no intuito de estimular a produção de novas fibras de colágeno e a troca do tecido lesado (estrias) por um novo. Depois de algumas sessões o resultado em geral é bastante satisfatório”, afirma Daniel.

Para finalizar este artigo, o dermatologista da uma última dica aos interessados, “manter a pele do corpo hidratada, principalmente nas regiões onde as estrias são mais comuns, ajudam a evitar ou amenizar a formação das lesões. Cremes a base de ureia, ácido hialurônico e vitamina E evitam o ressecamento da pele e impedem que as fibras de colágeno e elastina se rompam facilmente”.

Em todo caso, se este é o seu problema, Procure um especialista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para ser melhor avaliado. Todo procedimento possui benefícios associados a riscos que devem estar esclarecidos já na primeira consulta para evitar danos maiores.

Fontes:
– Grupo Endeavour – http://goo.gl/xbrv0g
– Sociedade Brasileira de Dermatologia – http://goo.gl/TCl4Ni
– Beleza Masculina – http://goo.gl/ZHKtPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>