Cravos e Espinhas Nunca Mais!

As espinhas e cravos, como são vulgarmente chamadas as acnes, são um processo inflamatório dos folículos da pele e muitas vezes estão relacionados a disfunção hormonal.

As espinhas e cravos, como são vulgarmente chamadas as acnes, são o processo inflamatório dos folículos da pele e muitas vezes estão relacionados a disfunção hormonal.

As acnes, vulgarmente chamadas de cravos e espinhas, ocorrem quando os folículos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas. Esses folículos são então colonizados por bactérias que provocam uma inflamação que pode variar entre leve, moderada ou intensa, de acordo com o organismo, e são mais recorrentes em adolescentes e adultos jovens. A formação de pus local aumenta o volume da pele e, consequentemente, provoca uma ruptura na superfície, mas, muitas vezes, esta ruptura é provocada de forma errada na tentativa de se livrar do problema. Acontece que a lesão provocada na pele pode causar má cicatrização e deixar marcas muito mais perceptíveis e de difícil remoção. As áreas mais suscetíveis ao aparecimento das acnes é o rosto, pescoço, peito, costas e ombros.

CAUSAS DAS ACNES

Na puberdade, a acne se manifesta graças ao turbilhão hormonal comum nesta fase. Esse desequilíbrio acaba estimulando as glândulas a secretarem mais sebo, que alimentam as bactérias da superfície da pele. Esse processo é responsável pela inflamação dos folículos, que dão origem às espinhas.

Em adultos, as causas da acne são bastante parecidas com as dos adolescentes. Mas, geralmente, o aumento dos níveis de hormônio não está ligado a um processo natural do corpo, mas a algum distúrbio que desregula e prejudica o organismo. Por exemplo, em homens a hereditariedade é a principal causa de acne. Nas mulheres, além do fator genético, a produção exagerada de testosterona, o ciclo menstrual e até a gravidez podem contribuir para o aparecimento delas.

Em mulheres, as acnes podem aparecer em diferentes partes do corpo de acordo com a fase hormonal.

Em mulheres, as acnes podem aparecer em diferentes partes do corpo de acordo com a fase hormonal.

ALIMENTAÇÃO

Ao contrário do que muita gente pensa, alimentos gordurosos como chocolate e amendoim têm pouca ou nenhuma relação com o aparecimento das acnes. Está comprovado que uma dieta rica em fibras, como linhaça e aveia, e ômega 3, encontrado no salmão, sardinha e nozes, por exemplo, ajudam na digestão e diminuem o processo inflamatório. Evitar carboidratos e alimentos fritos também é uma boa dica para viver livre deste problema.

TRATAMENTO

A boa notícia é que existem tratamentos muito eficazes contra a acne, atualmente o principal é feito com antibióticos e uma substância chamada Isotretinoína, conhecido comercialmente como Roacutan, mas ambos são medicamentos controlados e vendidos apenas com prescrição médica. Além destes medicamentos orais, sabonetes e loções de uso tópico, vendidas livremente, são muito eficazes na limpeza e contribuem no controle da oleosidade, principal causa das acnes.

As espinhas são um processo inflamatório recorrente e na maioria das vezes, quem teve uma, já teve dezenas. Muito provavelmente a integridade da pele foi comprometida. Procedimentos com Laser CO2 e Peeling Químico, realizados em clínicas dermatológicas, são muito eficazes na recuperação da derme lesada tratando cicatrizes e marcas escuras deixadas pelas acnes.

Procure um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e tire outras dúvidas sobre este problema e comece logo um tratamento. Quanto mais cedo ele for iniciado, menor é o risco de cicatrizes.

Fontes:
– Minha Vida – http://goo.gl/Qm3OSx
– Dermatologia.net – http://goo.gl/vgztM1
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/wm3sK1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>