Os cosméticos orgânicos são feitos 100% à base de ingredientes naturais e vegetais
Nos últimos anos, algumas marcas vêm se especializando em produtos 100% orgânicos de carona no movimento sustentável que vem conquistando mercados no mundo todo. Hoje é muito mais fácil encontrar produtos a partir de ingredientes orgânicos certificados e componentes derivados de matérias-primas naturais (mineral e vegetal), livres de polímeros e outras sustâncias sintéticas.
Os produtos convencionais e não orgânicos, contêm, praticamente, componentes oriundos exclusivamente da petroquímica, alguns dos quais com potencial alergênico, como os parabenos, as amidas e os sulfatos
Diferença entre Cosmético Orgânico e Natural
Os cosméticos orgânicos se diferenciam tecnicamente dos cosméticos naturais porque são desenvolvidos com ingredientes 100% naturais e vegetais, com um percentual mínimo de 75% de ativos orgânicos certificados. Já os cosméticos naturais são desenvolvidos 100% à base de ingredientes naturais e vegetais, no entanto, apenas 5% de seus ingredientes precisam de certificação orgânica.
Alguns ativos como o Sculptessence (da Biotec Dermocosméticos), derivado da semente do linho e que promove uma remodelagem facial, tem certificado ECOCERT, que indica um cuidado em relação à sustentabilidade por toda a cadeia produtiva. O ativo é encontrado em farmácias de manipulação e em produtos industrializados.
Vantagens e desvantagens dos cosméticos orgânicos
As vantagens dos cosméticos orgânicos vão desde a consciência ambiental até os benefícios para a pele. Por exemplo, muitos produtos a base de petrolato, como parafina, vaselina etc, mantêm as características de pele tratada somente durante o seu uso. Uma vez interrompida a aplicação a pele volta a apresentar os mesmos problemas, porem em pior estado. Produtos naturais e orgânicos tratam a epiderme e devolvem a ela suas condições naturais e, principalmente, vitalidade.
Uma desvantagem dos orgânicos (que deve ser considerada) é que eles nem sempre conseguem entregar todos os benefícios que os cosméticos industrializados, como os produtos anti-idade, garantem. Sem mencionar que os produtos orgânicos tendem a ser mais caros. Contudo, com o avanço da tecnologia dedicada a dermatologia, será possível em um futuro breve um maior equilíbrio na relação custo-benefício no consumo desses produtos.
Indicação dos produtos orgânicos e uso
Os produtos orgânicos são indicados para quem tem pele sensível, pessoas alérgicas e aquelas que sofre de dermatite de contato causada por determinados ingredientes na composição de produtos convencionais. Não há restrições, mas a indicação e a prescrição de qualquer produto, seja orgânico, natural ou não, devem ser feitas sempre por um dermatologista (SBD), para que ele avalie o tipo de pele e as necessidades de cada paciente.
Fonte:
https://goo.gl/Ne0VgO