Conheça 4 substâncias poderosas – disponíveis em cápsulas – que deixam a pele mais bonita e jovem

Nutracêuticos (nutrientes + fármacos): neologismo científico para designar produtos a base de vitaminas, minerais, enzimas etc, com capacidade comprovada de beneficiar a saúde e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças.

Nutracêuticos (nutrientes + fármacos): neologismo científico para designar produtos a base de vitaminas, minerais, enzimas etc, com capacidade comprovada de beneficiar a saúde e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças.

Graças aos avanços tecnológicos na cosmiatria, felizmente, já é possível combater os principais vilões da saúde e beleza da pele, como manchas, flacidez e o envelhecimento precoce (rugas e linhas de expressão). E para quem, por conta de hábitos nocivos e fatores ambientais, como poluição, tabagismo, radiação solar etc, aparentam uma idade maior do que de fato tem, a ciência disponibilizou nos últimos anos poderosas fórmulas preventivas e de tratamento via oral, também conhecidos como nutracêuticos [nutrientes + fármacos: neologismo científico para designar produtos a base de vitaminas, minerais, enzimas etc, com capacidade comprovada de beneficiar a saúde e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças], que revertem os danos da pele e previnem o desgaste de todo o organismo.

Segundo especialistas, existe um declínio na capacidade de reparo e proliferação celular em torno dos 30 anos em média. A partir dessa idade o metabolismo de regeneração começa a produzir com deficiência substâncias antirradicais livres e antiglicantes, que combatem os superóxidos que envelhecem o nosso organismo, principalmente gerados pelo stress, poluição, má alimentação, cigarro, privação de sono e consumo exagerado de bebida alcoólica. Com isso, começa a perda da estrutura primária das fibras de colágeno e elastina que se tornam mais frágeis e menos organizadas, perda das proteínas da matriz extracelular além da degradação do ácido hialurônico responsável pela hidratação, luminosidade e firmeza da pele.

É pela falta dessas substâncias essenciais que muitas vezes uma pele pode aparentar ser mais velha do que a pessoa de fato é. Os nutracêuticos devem ser utilizados com ação de antirradicais livres e antiglicantes para ajudar a combater a formação destas toxinas, como os superóxidos, que envelhecem precocemente o nosso organismo. Esses ativos podem ser usados em associação para potencializar os resultados. Além disso, a aplicação tópica de produtos é importante e o dermatologista é o profissional mais capacitado para direcionar o tratamento, seja com cápsulas manipuladas, fórmulas com ativos tópicos ou com lasers e equipamentos.

Ação antiglicante:
Preserva o colágeno e a elastina para uma pele mais jovem.
A partir dos trinta anos aumenta a reação de glicação, na qual o açúcar que reage com as proteínas do nosso corpo endurece as fibras do colágeno, deixando-as menos elásticas e levando a perda da capacidade de contração. O resultado é um tecido cutâneo menos uniforme e nutrido com mudança inclusive na tonalidade da pele, que se torna mais amarelada, menos luminosa e desidratada. Ou seja, nos ‘caramelizamos’ (reações de glicação). Para evitar a ação do açúcar no organismo, temos o Glycoxil, uma carcinina biodisponível que tem a capacidade de impedir o açúcar de se ligar às proteínas (ação antiglicante) e também de desligar o açúcar da proteína (ação desglicante), dessa forma a substância estabelecer o reequilíbrio das reações internas e melhora o aspecto da pele tornando-a mais luminosa e revitalizada.

Silício Orgânico Hidrossolúvel:
Pele firme, unhas e cabelos mais saudáveis.
Outro ponto importante para que a pele se mantenha saudável é repor Silício no organismo, pois temos a maior concentração deste oligoelemento na nossa vida fetal e no decorrer dos anos ele diminui. Obtemos silício por meio da alimentação e, infelizmente, a partir dos trinta anos a absorção se torna menor, é quando começam a aparecer as linhas de expressão e a flacidez. É extremamente importante a reposição de Silício Orgânico Hidrossolúvel, forma biodisponível de silício que tem a capacidade de reestruturar a derme e também outros tecidos internos no organismo. O resultado é uma pele mais firme, unhas mais resistentes e cabelos mais saudáveis.

Energia celular para eliminar as toxinas.
As mitocôndrias são organelas presentes no interior das células que realizam o importante processo de respiração celular. Na respiração celular, ocorre um processo de reações químicas, através das quais a célula obtém energia para suprir suas necessidades vitais. Atualmente o que mais tem se discutido nos congressos são as mitocondriopatias (doenças ocorridas devido ao desgaste ou mau funcionamento das mitocôndrias). Substâncias ativas manipuladas para atuarem como suplemento da saúde das mitocôndrias, ou que restabeleçam a sua geração de energia, são importantes para complementar o tratamento tópico. O resultado é uma pele com melhor oxigenação e com capacidade de trocar nutrientes de uma forma mais efetiva. Uma biomassa marinha padronizada, conhecida como Bio Act, tem a capacidade de triplicar a produção de energia das mitocôndrias e potencializar a eliminação das toxinas.

Ação anti-inflamatória.
Outro tema recorrente é que o envelhecimento ocorre devido a sucessivas inflamações. Para combatermos o envelhecimento, é importante utilizarmos ativos que atuem como moduladores anti-inflamatórios, como os Fosfolipídeos de Caviar (suplemento oral), que são ricos em fosfatidilcolina, ômegas 3 (DHA + EPA), astaxantina e vitamina E. O mais interessante deste ativo é que o DHA na sua forma biodisponível, com forte ação anti-inflamatória é também uma forma de suplementação de colina para o bom funcionamento do fígado.

Consulte um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e entenda as vantagens da suplementação com nutracêuticos antes de comprar. Cada caso deve ser avaliado com cautela para evitar riscos e investimentos desnecessários.

Fonte:
ZH Donna | Grupo RBS – http://goo.gl/Pg2Xyz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>