Cientistas Descobrem a Causa dos Cabelos Brancos e da Calvície

Cabelos brancos e calvície com os dias contados. (shuterstock).

Cabelos brancos e calvície com os dias contados. (shuterstock).

Uma nova descoberta pode causar mudanças drásticas no tratamento dos cabelos brancos e da queda de cabelo, já que cientistas encontraram as células que causam os dois problemas.

De acordo com matéria publicada esta semana na revista especializada Journal Genes & Development, cientistas do Southwestern Medical Center, da Universidade do Texas, estavam investigando como alguns tumores cancerosos se formam, quando descobriram uma proteína chamada KROX20, que costuma estar associada ao desenvolvimento dos nervos. No caso do crescimento do cabelo, entretanto, a KROX20 ativa as células da pele, criando uma haste capilar.

“Estas hastes capilares, também conhecidas como ‘progenitoras’, são basicamente ‘pré-fios’ formados antes do momento em que eles brotam”, informou um dos cientistas responsáveis pela descoberta, Dr. Lu Le, professor associado de dermatologia da Universidade do Texas. Em seguida, as células produzem uma proteína diferente, chamada ‘fator célula tronco’ (SCF, na sigla em inglês), responsável pela pigmentação do cabelo.

Os cientistas exploraram combinações de genes nas células ‘progenitoras’ em ratos, desligando o gene SCF que tornava seus pelos brancos. Depois, quando eles desligaram as células que produziam a proteína KROX20, nenhum pelo cresceu e os ratos ficaram “carecas”.

Embora a ciência geral por trás do crescimento e pigmentação dos cabelos já seja conhecida, fatores específicos a respeito de como as células se movem, quais delas produzem o SCF, e o envolvimento da proteína KROX20, são todas novas descobertas. Em outras palavras, de acordo com o Dr. Le, sua equipe “acabou descobrindo por que o cabelo fica grisalho, e revelando a identidade da célula responsável pelo crescimento dos fios”.

Como estas descobertas afetam os produtos que você usa em seus cabelos?
“Com este conhecimento, esperamos no futuro próximo criar um composto para entregar com segurança o gene necessário aos folículos pilosos a fim de corrigir esses problemas cosméticos”, finaliza o cientista.

Fonte:
Time – http://time.com/4770554/grey-hair-loss/
Yahoo – https://goo.gl/03EHsu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>