Câncer de pele: monitoramento de sinais suspeitos no corpo ganha mais um importante reforço tecnológico

Mapeamento corporal com Fotofinder™ ajuda médicos e pacientes a monitorar possíveis alterações em sinais e lesões na pele

Com o Fotofinder, o mapeamento corporal para o monitoramento de pintas, sinais e lesões ganha um reforço que pode ser decisivo no diagnóstico precoce do câncer de pele.  Com o Fotofinder, o mapeamento corporal para o monitoramento de pintas, sinais e lesões ganha um reforço que pode ser decisivo no diagnóstico precoce do câncer de pele.

Com o Fotofinder, o mapeamento corporal para o monitoramento de pintas, sinais e lesões ganha um reforço que pode ser decisivo no diagnóstico precoce do câncer de pele.

O equipamento FotoFinder® é um avançado sistema desenvolvido em parceria com a Universidade de Tubigen – Alemanha, que permite ampliar as lesões cutâneas de 20 a 70 vezes, possibilitando análise, diagnóstico e laudos detalhados sobre cada problema. É uma máquina computadorizada, que fornece através de um sistema de captação de imagens de alta definição, informações sobre a morfologia das lesões de pele: benignas, pré-malignas e malignas. Com base nestas informações, o dermatologista pode armazenar as imagens obtidas para compará-las nas próximas consultas, realizar o laudo dermatoscópico informatizado, bem como, fornecer ao paciente a conduta ideal que poderá ser tomada para cada lesão observada, evitando muitas intervenções cirúrgicas desnecessárias.

O Mapeamento corporal através do FotofinderTM utiliza dermatoscopia digital para detectar potencial cancerígeno em manchas ou pintas, capta as imagens através de uma ponteira com microscópio e lentes especiais que geram imagens “macro”, nas quais é possível observar as lesões de uma forma mais ampla e “micro” que fornecem detalhes da sua estrutura.

Após captada a imagem, o sistema mapeia a lesão cruzando a informação com um banco de dados com vastíssimo registro médico oferecendo informações precisas do diâmetro, estrutura, forma, intensidade de pigmentos e na sequência classifica a lesão (pinta, mancha, sinal) de acordo com o seu grau de risco.

Nos casos em que existem dúvidas, o aparelho dispõe de um recurso no qual a imagem é ultra-segmentada, sendo possível um diagnóstico preciso. Todos os exames realizados ficam registrados, armazenados e documentados para serem comparados com exames posteriores, permitindo ao médico acompanhar a evolução das lesões suspeitas. Outra vantagem do FotoFinder® é que, com ele é possível realizar diagnóstico precoce, o que aumenta a chance de sucesso do tratamento.

O exame é imprescindível para pacientes com histórico pessoal e familiar de câncer de pele, bem como para transplantados ou usuários de imunossupressores. Pessoas que notam alterações no aspecto de alguma lesão cutânea, também devem ser investigadas.

O câncer de pele é o mais frequente entre todos os tipos de câncer diagnosticados no Brasil e possui diferentes subtipos. Quando detectado precocemente é o que possui os mais altos índices de sucesso no tratamento.

Atinge principalmente pessoas de pele branca ou muito branca e olhos claros – fototipos I e II -, que tenham antecedentes de câncer de pele na família, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A exposição excessiva aos raios solares, mesmo durante o inverno, sem proteção, pode aumentar e muito a probabilidade de contrair essa doença.

Na clínica de Dermatologia Les Peaux, este procedimento é realizado pela Dra. Betina Stefanello que, após intensas horas de estudo e treinamento, foi habilitada para operar o FotofinderTM e dar o diagnóstico preciso baseado nos seus resultados.

Fonte:
https://goo.gl/TfWnXB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>