Calvície feminina: Primeiros Sinais e Tratamentos.

A calvície, muito conhecida pelos homens, é uma forma de alopecia caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos devido a fatores hereditários. O tipo mais comum de calvície masculina é a alopecia androgenética (AAG). Ocorre em aproximadamente 50% dos homens, mas também sendo frequentemente encontrada em mulheres.

Antes de qualquer coisa, é preciso distinguir AAG de queda excessiva de cabelo por outras causas, confusão muito comum entre as mulheres. A queda normal é caracterizada pela perda aproximada de 120 fios de cabelo por dia.

A Alopecia Androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

A Alopecia Androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.

Causas da calvície.

A calvície pode ter diversas origens, entre elas, predisposição genética, desequilíbrio hormonal, dermatite seborreica e até dietas com baixo consumo de proteína. Identificar precocemente a causa da queda do cabelo faz toda diferença. Iniciar o tratamento correto, o quanto antes, pode corrigir o problema antes que se torne visível. A maioria das mulheres responde bem aos tratamentos orais, por isso a importância de estar sob os cuidados de um bom médico especializado.

Tratamentos indicados.

· Via oral:
Não adianta tomar um polivitamínico, o complexo tem de ser específico para os cabelos. As fórmulas, normalmente, contêm sais minerais e cofatores que entram na composição do cabelo, como vitamina B, ferro, zinco e até queratina. Bloqueadores enzimáticos são catalisadores, ou seja, aceleram reações químicas orgânicas. Nos tratamentos para a calvície, elas impedem a transformação de hormônios em outros processos metabólicos que fazem os cabelos caírem.

· Injetável:
Bloqueadores enzimáticos e vitaminas, além de peptídeos, conhecidos como fatores de crescimento, são aplicados no couro cabeludo para evitar a queda dos fios e estimular o nascimento de outros novos.

· Detox capilar:
É uma técnica realizada para remover resíduos e oleosidade, que acabam obstruindo os folículos acelerando a queda.

· Laser:
Assim como o aparelho de LED, o laser serve para estimular o crescimento dos fios, pois tem ação anti-inflamatória, emite um feixe de luz que alcança a raiz do folículo piloso, aumentando a vascularização e estimulando a energia celular. Isso aumenta a quantidade de fios e faz o cabelo crescer mais rápido e saudável.

· Carboxiterapia:
Consistem na administração do anidro carbônico. A Técnica é aplicada no couro cabeludo promovendo crescimento dos fios, com combinação de CO2, aumenta o fluxo sanguíneo melhorando a fisiologia local. Pode ser aplicado no couro cabeludo uma vez por semana.

· Laser Fracionado Não Ablativo:
Este procedimento provoca uma alteração no ciclo de crescimento dos cabelos, fazendo com que células que estavam na fase inativa, passem rapidamente para fase de crescimento ativo (Anágena), com aumento substancial do crescimento capilar. Muito utilizado também para estimular o crescimento dos fios.

· Eletroterapia Capilar:
Esse sistema de tratamento capilar garante a higienização e nutrição profunda do couro cabeludo e haste capilar. É indicado para todos os tipos de cabelos. Promove ação adstringente, antisséptica e vasodilatadora no couro cabeludo. Favorece o crescimento, prevenindo a queda e a oleosidade excessiva, principais causas de dermatites e descamação do couro cabeludo.

· Microagulhamento:
Técnicas com microagulhas são formas interessantes de realizar um delivery efetivo de fármacos através da pele sem o inconveniente da barreira cutânea. O Dermaroller, nome do dispositivo de microagulhamento, baseia-se em técnicas de acupuntura tradicional que ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo permitindo que mais nutrientes cheguem aos folículos capilares. Este dispositivo também ajuda a aumentar a taxa de absorção do couro cabeludo, permitindo que outros produtos específicos para a queda tornem-se mais eficientes.

· Micropigmentação Capilar:
Definitiva, camufla a calvície escurecendo o couro cabeludo por meio da aplicação de pigmentos específicos que produzem a ilusão de maior densidade capilar. O resultado fica bastante natural.

· Transplante:
Dificilmente, essa será a primeira indicação de tratamento, com exceção de casos de cicatrizes, como queimaduras ou radioterapia ou quando há uma transparência evidente, deixando o couro cabeludo à mostra, principalmente na parte da frente. Não é indicado tão facilmente porque o transplante consiste em remover bulbos capilares de uma área doadora do paciente, em geral a região da nuca, e transplantá-los para a região calva, inserindo fio por fio e mantendo preservadas as raízes. Os fios transplantados crescerão com a mesma naturalidade de antes da queda. A técnica é minimamente invasiva, geralmente não deixa cicatriz e permite que o paciente use o cabelo da mesma forma que antes da queda.

Fontes:
– Dermatologia.net – http://goo.gl/XtkAA5
– UOL Mulher – http://goo.gl/FQ9Yzs
– Brasil Escola – http://goo.gl/N0jeHz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>