RIO – Preste atenção em David Beckham. Viu que ele tem linhas e rugas suaves, mas nada daquele rosto bravo e cansado de muitos homens na casa dos 40 e 50? (Em tempo, o ex-jogador, que acaba de ser eleito o mais sexy do ano pela revista “People”, tem 40 anos). Pois então, é a busca por esse tipo de expressão que tem levado cada vez mais homens sem preconceitos aos consultórios de dermatologistas e cirurgiões.
“Há algum tempo, a vaidade deixou de ser exclusividade das mulheres. Eles também estão preocupados com aparência, tanto por questões pessoais, quanto profissionais”, explica a cirurgiã plástica Juliana Sales. “A ‘primeira impressão’ é mais e mais importante, e a competitividade no mercado de trabalho só aumenta.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia não tem nenhum dado oficial, mas os médicos garantem que eles são um número bastante expressivo no total de pacientes, se comparado, por exemplo, com a década passada. O dermatologista Daniel Coimbra diz que pelo menos 15% de seus clientes são homens. Marcia Linhares calcula que eles ocupam um terço de sua sala de espera.
“Hoje em dia existem procedimentos muito naturais e diversos tipos de lasers, por isso acredito que a demanda está aumentando”, diz Marcia, salientando que as mulheres e pesquisas na internet são as grandes influenciadoras desse passo. “ Eles veem que nelas fica bom e perdem o medo.
E o que elas buscam, eles querem também. Aplicações de toxina botulínica na testa e entre as sobrancelhas e preenchimentos com ácido hialurônico para um efeito lifting moderado estão entre os mais pedidos.
“Mas o objetivo deles é claro: não ficar completamente congelado”, explica Daniel, dizendo que sempre tenta deixar os traços de seus pacientes mais retos.
Juliana Sales concorda, “Os homens se preocupam com a naturalidade tanto quanto, ou mais, que as mulheres. Querem fazer os procedimentos, mas não querem que alguém note”.
O beauty artist Fernando Torquatto, que já fez Botox e preenchimento em sulcos, é um dos que prezam por esse cuidado. “Minha preocupação sempre foi trabalhar muito e manter aparência descansada. E tudo isso dá o aspecto de juventude”.
Mas se a suavidade e naturalidade são mantra para os tratamentos faciais, no corpo eles querem ir um pouco além. Sim, muitos deles, os médicos garantem, se submetem a máquinas que prometem deixar o abdômen sarado. Estaria a barriga de chope fora de moda no meio masculino? Para muitos, é o ápice do démodé.
“Homens acumulam muita gordura abdominal e nos flancos, mas não querem passar por uma lipo”, diz Marcia. O método queridinho é a criolipólise, que quebra a gordura a partir do resfriamento das células da área tratada. Os resultados costumam aparecer em três meses após a primeira sessão, mas exercícios físicos e dieta ajudam.
Há quem vá além, tanto médico como paciente. Daniel Coimbra chega a fazer preenchimentos na área do abdômen e peitoral para aqueles que não conseguem definição.
“Mas para isso o homem já precisa estar magro”, explica o dermatologista.
Fonte:
– Caderno Ela – O Globo – http://goo.gl/F7iRwJ