A brincadeira é fofa, porém nociva

O Globo | TIJUCA | BELEZA PARA OS PEQUENOS

Maquiagem pode causar problemas dermatológicos nos pequenos (imagem shutterstock)

Maquiagem pode causar problemas dermatológicos nos pequenos (imagem shutterstock)

Brincadeira comum na infância, a maquiagem pode causar transtornos à pele. Um deles é a alergia por contato, que irrita, coça, arde, provoca inchaço e eczemas. Nesses casos recomenda-se um dermatologista.

“É natural que a criança goste de imitar o adulto, mas devemos explicar a situação de forma lúdica, questionando o que isso significa para ela. É importante ter atenção: é apenas uma brincadeira saudável e divertida ou há indícios de uma postura precoce, que nunca deve ser estimulada? É preciso enfatizar a beleza natural de cada um, independentemente da maquiagem”, afirma Osvania Maris, dermatologista pediátrica da Les Peaux.

Para os casos em que a brincadeira se fizer presente mesmo assim, há produtos hipoalergênicos disponíveis no mercado.

“Mesmo o produto hipoalergênico pode causar alergia. A maquiagem de adulto na criança pode até antecipar a acne. O produto apropriado para eles deve ter um rótulo indicando a faixa etária, o selo da ANVISA e se foi testado dermatologicamente. Os que não têm regulamentação podem conter substâncias alérgicas e metais pesados, como o chumbo, prejudiciais à saúde.

A maquiagem para bonecas e outros itens vendidos como brinquedos não devem ser usados por crianças.

Fonte:
Jornal O Globo | Tijuca – 25/09/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>