Durante 4 semanas, a partir de hoje, vamos tratar dos principais problemas que afligem os cabelos durante o inverno
Você sabia que os cuidados com o seu cabelo no inverno precisam ser redobrados? Isso porque, seguindo a tendência do nosso organismo, os cabelos também ficam mais fragilizados com o clima da época.
A estação é sinônimo de elegância, porém, as pessoas acabam priorizando os cuidados com a pele e o visual e deixando de lado os cuidados com o cabelo. De nada adianta uma roupa linda, se o cabelo está em desarmonia com o visual, não é mesmo? Por isso, Durante 4 semanas, a partir de hoje, vamos trazer as soluções para os principais problemas que afligem os cabelos durante o inverno com dicas de quem entende bem do assunto.
Evite os cabelos secos
Nos dias frios, temos a tendência de usar água muito quente para lavar os cabelos. O problema é que o banho muito quente e prolongado acaba retirando o óleo natural do couro cabeludo, chamado manto hidrolipídico, como explica a fisiotricologista Alexandra Gonçalves. “Essa camada composta por água e sebo protege o couro cabeludo e tem a função de mantê-lo lubrificado, quando lavamos com xampu e água quente provocamos sua total retirada e o resultado, em curto prazo, são fios mais ásperos e ressecados”, afirma a especialista.
Um jeito de contornar o problema é lavar os cabelos com água morna. Para isso a especialista tem uma ótima solução sem precisar que ninguém passe frio sob o chuveiro: “tome seu banho na temperatura que quiser, mas mantenha o cabelo fora da água. Deixe para higieniza-lo nos últimos 5 minutos. Use touca plástica, preso, como quiser, mas exponha-o somente quando for necessário, ele não precisa e nem gosta de ficar o tempo todo embaixo da água quente. Se preferir e tiver coragem, nos últimos segundos de banho, dê um jato de água fria neles para selar as escamas”.
No entanto, não é só a água quente que deixa os cabelos mais ressecados. No inverno costumamos beber menos água, o que contribui também para o enfraquecimento dos fios. A dica para contornar essa situação é simples e fará bem para a manutenção da sua saúde como um todo: não deixe de consumir bastante líquido, mesmo que as temperaturas estejam baixas.
Fonte:
Minha Vida – http://goo.gl/DdA7w8