Você acabou de tomar um longo banho quente e não demorou muito para que a sua pele começasse a reclamar. Além da coceira inquietante, a região também ficou um tanto ressecada e com algumas placas vermelhas. Se essa situação se tornou corriqueira na sua rotina, não se preocupe! Existem alguns cuidados capazes de melhorar essa sensação desagradável na pele. O DermaClub conversou com a dermatologista Dra. Betina Stefanello, que explicou como tratar esse assunto.
É comum sentir coceira na pele depois de tomar banho?
A Drª Betina conta que não é comum, mas também que não é uma situação rara, e que esse problema pode ocorrer pela falta de hidratação da pele. Segundo a médica, esse ressecamento por acontecer quando: “Usamos excesso de sabonete e retiramos a camada de proteção, ou por uma condição natural da nossa pele e ela se apresenta ressecada, ou por alguma doença de pele que cause ressecamento como atopia, hipotireoidismo e psoríase; ou ainda por uma condição chamada de urticária vibratória causada pela vibração da água na pele desencadeando prurido e urticária”.
A importância de preservar a barreira de proteção da pele
Para evitar todos esses incômodos, o melhor mesmo é manter a barreira cutânea bem hidratada. A especialista explica como isso pode ser feito: “Através da ingestão de água, uso de hidratantes, diminuição da perda de água com óleos e evitar o uso de sabonetes diretamente na pele. Dê preferência aos produtos com ativos prebióticos e outros componentes que auxiliam a hidratação como o ácido hialurônico e a água termal.
Produtos para usar durante e após o banho para prevenir a coceira
Hoje em dia, existem vários produtos que podem ajudar – e muito – no tratamento do prurido na pele. Durante o banho, é importante usar loções de limpeza hidratantes, porque além de evitarem a perda da barreira cutânea, ainda a deixam hidratada. Para o pós-banho, é importante sempre usar um hidratante.