Muito Além de Uma Questão de Beleza

Procedimentos normalmente utilizados para finalidades estéticas podem amenizar ou até solucionar problemas como paralisia cerebral ou bruxismo

Gabriel Menezes

Além da beleza: botox e ácido hialurônico são usados para corrigir problemas de saúde, como a paralisia facial.

Além da beleza: botox e ácido hialurônico são usados para corrigir problemas de saúde, como a paralisia facial.

Para uns, são apenas procedimentos que significam o caminho para uma aparência mais jovem e bonita. No entanto, alguns tratamentos usados para fins estéticos também são válidos para resolver problemas de saúde.

Na clínica Les Peaux, em Ipanema, o dermatologista Daniel Coimbra vem utilizando o preenchimento dinâmico com ácido hialurônico (que ajuda a repor o volume facial, perdido ao longo dos anos) em pacientes que sofrem de paralisia facial. Os resultados, segundo ele, têm sido promissores.

“É uma novidade que abre um caminho importante para recuperar quem sofre com o problema”, diz Coimbra.

A aplicação facilita a contração da musculatura do lado onde o paciente sofreu a paralisia. Ao mesmo tempo, tenta dificultar a contração do outro lado, que acaba mexendo demais, para deixar o rosto mais harmônico.

“Um dos problemas dos pacientes com paralisia é que desenvolvem tiques. Alguns não conseguem sorrir sem piscar um dos olhos. Junto com o Botox, conseguimos minimizar ou solucionar esses problemas”, Explica Coimbra. “Para outras pessoas pode parecer uma pequena diferença. Mas, para eles, significa ganho de autoestima e qualidade de vida. Alguns, já não saíam mais de casa e hoje estão muito mais confiantes”.

Já a bichectomia, procedimento cirúrgico pouco invasivo para a retirada da gordura das bochechas, virou febre entre celebridades que buscam um rosto mais fino. Nomes como Angelina Jolie e Kim Kardashiam já recorreram ao método, que também é uma solução para pessoas que desenvolvem o hábito de morder as bochechas ou têm bruxismo (quando apertam ou rangem os dentes com frequência) e convivem com dores por causa disso.

“O procedimento dura em torno de 40 minutos e é feito com anestesia local. Indicamos três dias de repouso. A recuperação completa leva em torno de quatro meses”, explica Bianca Bayma, especialista em odontologia e estética orofacial que atende em seu consultório em Copacabana.

Fonte:
Jornal O Globo – Caderno Zona Sul, coluna Saúde, publicado em 30/03/2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>