Na hora de escolher produtos de beleza faz toda a diferença identificar quais fazem bem a pele e ao meio ambiente. No mercado existe uma infinidade de produtos, com muitas variações e métodos de produção, que podem ter como base produtos naturais e orgânicos, além dos convencionais e industrializados.
Os tipos de cosméticos convencionais não precisam de certificação ambiental, podem conter ingredientes sintéticos, derivados de petróleo e são passiveis a testes em animais. Estes são regulamentados pela ANVISA e facilmente encontrados em drogarias, lojas de cosméticos e comercializados em redes grandes.
Os cosméticos naturais são bem diferentes, pois não podem conter aditivos químicos na composição, utilizam matérias-primas na produção e seguem a risca uma lista de restrições quanto a determinados materiais, sendo no mínimo 95% do conteúdo composto por matérias-primas naturais e 5% por substâncias sintéticas, mas certificadas.
Para ter certeza sobre a aquisição de um produto natural, verifique os selos de certificação, que podem ser IBD – que garante que o produto é feito com produtos naturais ou o selo ECOCERT. Produtos fabricados sob a forma convencional, mas que contém algum percentual de ingredientes naturais podem conter substâncias sintéticas e por isso não são reconhecidos como cosméticos naturais.
Já os produtos orgânicos são aqueles que possuem ao menos 95% de matérias primas certificadas como orgânicas e que os outros 5% podem representar água ou outros compostos naturais. Esta composição confere ao produto final a utilização de métodos e ingredientes orgânicos, que tem o objetivo de utilizar da melhor forma os recursos naturais e socioeconômicos, com maior responsabilidade com o seu organismo e com o planeta.
Na hora de optar entre o que comprar, faça uma consulta com o seu dermatologista. O especialista ajudará na decisão sobre qual o melhor produto, levando em conta suas necessidades e anseios.
Você pode, ainda, falar sobre a sua preferência em adquirir produtos orgânicos ou naturais, ainda mais agora que já sabe a diferença na composição dos cosméticos.
Fonte:
https://goo.gl/6FdN4u