5 avanços tecnológicos que prometem revolucionar procedimentos estéticos

Imagem Shutter Stock

Imagem Shutter Stock

De Ultrassom 3D a microagulhamento robótico, confira 5 avanços tecnológicos que estão transformando o mercado de tratamentos de beleza

O mercado dermatológico e de tratamentos estéticos têm aproveitado o poder das inovações tecnológicas para oferecer tratamentos mais eficazes e com menor nível de dor. De Ultrassom 3D a Microagulhamento Robótico, confira abaixo mais detalhes sobre as novidades:

1. Microagulhamento Robótico

Segundo Mário Farinazzo, cirurgião plástico membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a novidade está no controle mais firme e seguro da profundidade das microagulhas que, no momento certo, emitem radiofrequência para rejuvenescer a pele. Semelhante ao procedimento convencional, o microagulhamento robótico consiste na inserção mecânica de pequenas agulhas na pele que provocam uma lesão controlada e, ao atingirem certa profundidade, emitem radiofrequência, causando retração e aquecimento da pele para estimular a reorganização das fibras de colágeno. “Realizado sob o efeito de anestesia tópica, o procedimento, geralmente, dura de 30 a 60 minutos, sendo que uma ou duas sessões são suficientes para alcançar resultados satisfatórios. Indicado para o tratamento de estrias, cicatrizes de acne, melasma, queda capilar e melhora da firmeza da pele, o microagulhamento robótico não possui downtime [necessidade de afastamento das atividades habituais], mas a fotoproteção é necessária e a prática de atividade física deve ser suspensa por dois dias. E ainda, o procedimento é contraindicado para pacientes que utilizam anticoagulantes ou sofrem com dermatites e infecções ativas no local a ser tratado”, ressalta Mário.

2. Ultrassom 3D

Indicado para reduzir gordura localizada, celulite, flacidez corporal, além de tratamentos faciais para rugas e flacidez, a tecnologia chamada de Ultraction 3D age tonificando o músculo, promovendo a quebra e o endurecimento da gordura localizada no local e ainda regenerando e aumentando a produção das fibras de colágeno e elastina responsáveis pela sustentação da pele. “É o único equipamento do mercado a trazer a tecnologia 3D para ajustar exatamente a profundidade em que o ultrassom irá agir e qual o tamanho do dano térmico. “Dessa forma, o procedimento promove melhora global da flacidez e da gordura localizada de forma mais eficaz e com menos desconforto”, explica Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo o especialista apenas três sessões com intervalos mensais entre elas são suficientes para promover o tratamento completo da região.

3. Laser Ultrarrápido

O laser Pico Ultra 300 trabalha em pulsos de picosegundos, e é indicado para tratar, na mesma sessão, flacidez, rugas, poros, cicatrizes de acne e manchas. “No caso de manchas, o laser gera um efeito mecânico capaz de causar uma microfragmentação no pigmento responsável pela formação das alterações, que é então eliminado pelo organismo. Já para o tratamento de rugas e flacidez, ele emite pulsos de energia que produzem microvesículas de ar no interior da pele para promover o estímulo da neocolagênese [produção de novas fibras de colágeno] e o alinhamento harmônico das fibras de colágeno e elastina, garantindo o rejuvenescimento da pele com redução da aparência das rugas e linhas de expressão e aumento da firmeza e da elasticidade. E, por produzir comprimentos de onda de 1064nm e 512nm, o equipamento age tanto na epiderme quanto na derme profunda, promovendo assim um tratamento global da pele”, explica Abdo Salomão. Atuando por meio de reações fotoacústicas sem que haja conversão para um efeito fototérmico, o equipamento possibilita o uso de energias altíssimas para potencializar resultados, mas com desconforto reduzido e, no caso do tratamento de melasma, sem risco de causar efeito rebote, com consequente piora da condição. “Além disso, por trabalhar na velocidade de 300 picosegundos, o pulso emitido pelo aparelho é tão veloz que age sem causar danos nos tecidos ao redor e na superfície da pele, o que torna o processo de recuperação extremamente rápido”, destaca o especialista.

4. Ondas eletromagnéticas

Já imaginou fazer 20 mil agachamentos ou 20 mil abdominais em trinta minutos sem o mínimo esforço e sem derramar uma gota de suor? Essa é a proposta do novíssimo CMSlim, um estimulador que age diretamente na musculatura, indicado para o ganho de força, perda de gordura, melhora da diástase abdominal e contorno corporal e definição dos músculos. Com tecnologia inédita, o treinamento de ondas eletromagnéticas tonifica abdômen, glúteos, define braços, coxas e ainda queima gordura na mesma sessão, promovendo bem-estar e saúde. De acordo com Daniel Coimbra, dermatologista da Clínica Les Peaux, no Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a tecnologia é um novo passo nos tratamentos corporais, pois trata de forma efetiva e segura a musculatura, levando a hipertrofia muscular. Além desses efeitos estéticos, também melhora da qualidade de vida, postura e equilíbrio. “A contração muscular supramáxima gerada pelo aparelho também promove diminuição de até 20% da gordura nas áreas tratadas”, ressalta Dr. Daniel.

O processo é totalmente indolor e em apenas oito sessões, com intervalo mínimo de 48 horas entre elas, é possível intensificar a força da musculatura, promover hipertrofia das fibras musculares e ainda queimar gordura. No entanto, o nutrólogo Vinicius Aguilera, da Clínica Aguilera, em São Paulo, que também oferece o tratamento, ressalta que a tecnologia deve ser associada a hábitos saudáveis. “Importante priorizar sempre a saúde e ter todas as especialidades integradas (médico, educador físico, nutrólogo, nutricionista) para atingir o melhor objetivo possível. Os procedimentos estéticos podem auxiliar muito durante a pandemia, tanto para que a pessoa se mantenha e fique saudável quanto para a estética, que vem consequentemente”, finaliza.

5. Rinoplastia Ultrassônica

Um aparelho que emite vibrações ultrassônicas para tratar a parte óssea do nariz de forma menos traumática. “Realizada sob o efeito de anestesia e indicada para quem tem necessidade de tratar a parte óssea do nariz, essa técnica tem como vantagem o fato de ser mais precisa e preservar estruturas importantes do nariz, como cartilagem, mucosa e vasos sanguíneos presentes na região, resultando em menos inchaço, sangramento, hematoma e inflamação no período pós-operatório. Isso faz com que o processo de recuperação do procedimento seja mais rápido e mais tranquilo, permitindo ao paciente retornar às atividades rotineiras mais rapidamente”, destaca Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

De acordo com o médico, por ser mais precisa, os resultados da rinoplastia ultrassônica são mais previsíveis, além de ocasionar cicatrizes menos aparentes, já que, nesse procedimento, não há necessidade de incisões na parte externa do nariz. “Geralmente, o resultado definitivo da rinoplastia tradicional é alcançado em 6 a 12 meses. Mas na rinoplastia ultrassônica esse período tende a ser menor, justamente por causar menos inchaço”, afirma Com relação aos cuidados pós-operatório, estes são os mesmos da cirurgia convencional. “Dessa forma, o ideal é que, durante uma semana, o paciente permaneça em repouso e não realize exercícios físicos”, finaliza o médico.

Fonte: Marie Claire

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>