Verrugas: fáceis de pegar, difíceis de eliminar

O HPV, ou Papilomavirus Humano, é a causa do aparecimento das verrugas na pele e nas mucosas. Mais importante que tratar as lesões é cuidar da imunidade, principal causa do surgimento das verrugas, por isso  o tratamento deve ser acompanhado de perto por um médico.

O HPV, ou Papilomavirus Humano, é a causa do aparecimento das verrugas na pele e nas mucosas. Mais importante que tratar as lesões é cuidar da imunidade, principal causa do surgimento das verrugas, por isso o tratamento deve ser acompanhado de perto por um médico.

Quando a pele apresenta algum tipo de lesão ou deformidade, o assunto deixa de ser apenas caso de saúde e passa a ser, também, uma questão estética. É o que ocorre, por exemplo, quando aparece alguma verruga na pele. Protuberância inesperada e inevitável, até certo ponto, as verrugas são o terror de algumas pessoas que convivem com elas há tempos.

Entenda melhor as verrugas

Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo vírus HPV (papilomavírus humano). Por isso são tão fáceis de contrair. A infecção ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme.

A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. Pequenas feridas são necessárias para inoculação do HPV, motivo pelo qual as verrugas são mais comuns em áreas de traumas. É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, também a transmissão pelo contato sexual e pela via materno-fetal no momento do parto. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas. O pico de incidência ocorre entre 12 e 16 anos.

O contágio é tão fácil que a própria pessoa pode passar o vírus para outras partes de seu corpo. Os sintomas são quase que inexistentes, embora as pessoas que apresentam a verruga no sola do pé reclamem de dores, já que, por ser pressionada constantemente, a lesão penetra a pele e acaba comprimindo as terminações nervosas.

Prevenção

A prevenção é complicada, porque o contágio ocorre de maneira muito simples, principalmente após trauma com feridas abertas, por isso é importante ter cuidado dobrado com essas feridas. Entre outros conselhos dos especialistas, deve-se evitar andar descalço em saunas, clubes e, no caso de verrugas genitais, utilizar preservativos sempre. A imunidade é outro fator determinante para a infecção na pele pelo HPV (vírus do papiloma humano). Há exemplos de pessoas com boa imunidade que mesmo em contato com o vírus não chegam a apresentar as lesões.

A higiene do local em que a verruga se localiza é importante para evitar sua transmissão, mas não foge do normal e cotidiano. O importante é lembrar-se de não encostar com a região lesionada em outras partes do corpo. O cuidado para não machucar o local em que está a verruga também é uma forma de se prevenir que as lesões se alastrem. Por exemplo, homens com verruga na face, ao barbear, precisam tomar cuidado para não lesionar ainda mais a protuberância. O mesmo vale para depilações e qualquer interferência que lesione a pele de alguma forma.

Outra forma de conter a infecção é proteger o local com Band-aid ou esparadrapo para evitar o contato da lesão com o ambiente externo. A solução é aprovada por dermatologistas.

Tratamento

Para o tratamento, aparecem diversas alternativas que se julgam preliminares à ida ao médico. É comum, na TV, aparecerem anúncios de remédios que têm o poder de congelar a verruga e, assim, fazê-la cair. Entretanto, o dispositivo de congelamento pode não ser eficiente e ainda causar queimaduras, portanto, cuidado! O ideal é procurar um dermatologista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para consulta, diagnóstico e tratamento mais adequado

Os principais tratamentos se dão por meio da cauterização da verruga com eletrocautério ou laser, congelamento com nitrogênio líquido, ácidos, todos sob recomendação médica. Outro método é através do uso de medicamento para estimular a reação imunológica do corpo e é mais recomendado para verrugas em mucosas como nas genitais.

Fonte:
https://goo.gl/I5SDHK
https://goo.gl/yoorXH

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>