‘TPM’ masculina existe?

'TPM' masculina existe e é conhecida como Síndrome do Homem Irritável.

‘TPM’ masculina existe e é conhecida como Síndrome do Homem Irritável.

Os deuses ouviram as mulheres! Piadinhas à parte, não é de causar espanto a notícia que ¼ dos homens do mundo sofram com sintomas parecidos com a tensão pré-menstrual feminina, visto que oscilações hormonais, causa principal do fenômeno, acontecem em ambos os gêneros, apesar de serem mais ‘irritantemente’ vividas pelas mulheres. Segundos especialistas, os ciclos hormonais são uma condição da natureza humana e, via de regra, não exclui ninguém. No entanto, pesquisadores ainda avaliam ciclos hormonais masculinos na buscam por mais respostas da ocorrência do fenômeno entre os homens.

Irritabilidade, cansaço, aumento dos desejos, inchaço e cólicas. Parece que não são somente as mulheres que sofrem com os sinais da TPM. De acordo com o jornal Daily Mail, uma pesquisa ouviu 2.412 britânicos, dos quais metade era do sexo masculino. Entre eles, um quarto sofre de sintomas semelhantes aos da TPM.

Se, no caso das mulheres, uma barra de chocolate parece ser solução para a TPM, a pesquisa mostrou que os homens costumam gastar um extra equivalente a R$ 367,57 por mês em lanches, guloseimas e muita cerveja para matar esses desejos súbitos. E mais: 12% admitiram que ficam mais sensíveis com a balança na temporada das ‘tensões’.

Segundo a publicação do Daily Mail, especialistas têm estudado aquilo que chamam de “síndrome de irritação masculina”, para entender os processos do que seria a TPM entre os homens. “Assim como as mulheres, eles têm ciclos hormonais que afetam a energia, o humor, o desejo sexual e a irritabilidade”, ponderou o Dr. Jed Diamond, responsável pelo estudo.

Síndrome do Homem Irritável

Ainda na mesma linha de pesquisa, o médico escocês Gerald Lincoln, do Conselho de Pesquisa Médica de Edimburgo, descobriu uma anomalia hormonal masculina que ele batizou de Síndrome do Homem Irritável (SHI). Lincoln encontrou a síndrome em carneiros depois de analisar o comportamento dos animais no inverno. Em baixas temperaturas, o nível de testosterona desses animais cai mais de 90% e, como resultado, eles ficam agressivos, irritados, confusos e extremamente emotivos. Mais ou menos os sintomas da TPM. Isso surpreendeu os cientistas porque geralmente se acredita que agressividade está associada a altos níveis de testosterona. Agora, Lincoln está tentando confirmar sua hipótese de que a SHI afeta também os homens devido a comportamentos muito parecidos.

Descobertas como as de Lincoln e Diamond podem evitar que muitos homens, atualmente diagnosticados com depressão, evitem passar por tratamentos longos e complexos quando na realidade eles precisam apenas de uma reposição hormonal para se sentirem melhor.

Fontes:
Saúde Plena – http://goo.gl/4XTGfq
Revista Super Interessante – http://goo.gl/yCM0C7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>