Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para os riscos de queimaduras nas festas

Nesta época do ano, entre junho e agosto, o número de casos de queimaduras e amputação em decorrência de explosões de fogos de artifício aumenta em até 40%. Homens adultos, crianças e adolescentes estão entre as vítimas mais comuns.

Nesta época do ano, entre junho e agosto, o número de casos de queimaduras e amputação em decorrência de explosões de fogos de artifício aumenta em até 40%. Homens adultos, crianças e adolescentes estão entre as vítimas mais comuns.

Junho e julho são meses de festas. Quadrilhas, quentão, comidinhas típicas e também fogueiras, balões e fogos de artifício. Por isso a Sociedade Brasileira de Dermatologia aproveita o período para alertar sobre os perigos e consequências das brincadeiras com fogo e explosivos.

Os riscos para quem manipula fogos de artifício com irresponsabilidade são muitos. As queimaduras são de longe o pior dos problemas, haja vista o risco de ter membros amputados, principalmente os dedos, lesões nos olhos e até surdez. A SBD reforça ainda, que ‘soltar fogos não é para criança’.

As queimaduras geralmente são produzidas pelo calor intenso, mas também podem ser provocadas pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções. A pele pode ser destruída parcial ou totalmente, atingindo desde pelos até músculos e ossos.

Classificação das queimaduras

As queimaduras de 1º grau, aquelas mais comuns provocadas por acidentes domésticos, atingem a camada mais superficial da pele – lesão vermelha, quente e dolorosa; as de 2º grau superficial geram bolhas e muita dor, mas também podem ser profundas e menos dolorosas, nas quais  a base da bolha é branca e seca; a de 3º grau é indolor, acomete todas as camadas da pele, podendo chegar até aos ossos e gerar sérias deformidades.

Para as queimaduras de 1º grau, nas primeiras horas após o acidente, é recomendado fazer compressas frias. Para manter a queimadura hidratada, aconselha -se o uso de óleo mineral ou vaselina líquida.

No caso de formação de bolhas, as mesmas não devem ser retiradas. Elas servem de curativo biológico. Geralmente é necessário um medicamento para evitar que a lesão infeccione e piore o quadro, por isso é aconselhável procurar um dermatologista reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Durante a cicatrização, deve-se usar filtro solar para evitar o surgimento de manchas.

Fonte:
http://goo.gl/JJCbPa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>