Skincare: descubra os passos que vão bombar no verão

Imagem: Shutterstock

Imagem: Ariana Lima

O protocolo que promete fazer sucesso entre as entusiastas do skincare, para corpo e rosto, envolve três passos: acalmar, uniformizar e firmar a pele

Com a aproximação dos meses mais quentes do ano, a pele, nosso maior órgão, acaba sofrendo mais com fatores externos. Entre eles podemos citar a exposição solar em demasia, o contato com o cloro e o sal (presente na água do mar), bem como o aumento da oleosidade da pele, que pode obstruir os poros e causar irritações e inflamações.

Isso sem falar das temidas manchas. “A exposição desprotegida (ao sol) promove um aumento na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele. Como resultado, podemos notar o surgimento de alterações, como o melasma (manchas marrons que surgem principalmente no rosto de mulheres) e as melanoses solares, também conhecidas como manchas senis. Essas últimas são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol, como mãos e face”, afirma a Dra. Roberta Padovan, médica pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética.

Para conseguir manter a pele saudável durante o verão, todavia, existem alguns pilares de cuidado que estão cada dia mais em alta: acalmar, uniformizar e firmar.

Para acalmar:

“Precisamos, além de hidratar, nos preocupar em manter íntegra uma barreira natural que há em nossa pele, chamada de barreira cutânea. Substâncias umectantes são ótimas para fazer essa restauração. Uma das vedetes da temporada para isso é a niacinamida. Além de sua propriedade repositora da barreira da pele, o ativo também hidrata, uniformiza e ilumina a área de aplicação”, diz Edy Guimarães, uma das esteticistas com maior tempo de carreira no Brasil e com inúmeros clientes estrelados, como Rafa Brites e Marco Luque.

Para uniformizar:

No campo da uniformização, muitos são os que desejam seguir com protocolos de diminuição de manchas durante o verão. Para isso, é importante deixar de lado ativos fotossensíveis, como os retinoides, e focar em ácidos amenos e argilas. Como equilibrar o tom da pele (manchas) é algo bem sério, o ideal é que você seja avaliado por um dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de protocolo, principalmente quando falamos de ácidos:

“Os ácidos são compostos usados amplamente na dermatologia como coadjuvantes em quase todos os nossos tratamentos. Eles proporcionam diversos efeitos positivos na pele: eliminando células mortas, renovando, prevenindo o surgimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade e suavizando rugas finas, além de auxiliar o clareamento de manchas”, diz Larissa Oliveira, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “De forma geral, com a chegada do verão é hora de dizer adeus aos cosméticos com ácidos muito concentrados. Então é hora de investir nos menos irritantes, como ferúlico, kójico, glicólico, mandélico, ascórbico (vitamina C) e, claro, o hialurônico (muito hidratante)”, finaliza a especialista.

Para firmar:

Firmar a pele do rosto e do corpo é um desejo comum durante o ano todo. No verão, principalmente quando falamos de coxas, abdômen e bumbum, a demanda fica ainda mais em evidência. Séruns e cremes para esse tipo de ação costumam ter antioxidantes, agentes nutritivos e hidratantes em sua composição, em um blend que entrega maciez e efeito tensor – leve ou moderado. Suplementos orais também entram em cena para completar o protocolo.

Publicada em: 10 de Dezembro de 2021

Fonte: https://www.revistalofficiel.com.br/beleza/skincare-descubra-os-passos-que-vao-bombar-no-verao

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>