Saiba como disfarçar as “bundinhas de sovaco”, gordurinha entre o braço e a axila.

Massagem modeladora, radiofrequência, flexão: como disfarçar a "bundinha de sovaco", gordurinha entre o braço e a axila?

Massagem modeladora, radiofrequência, flexão: como disfarçar a “bundinha de sovaco”, gordurinha entre o braço e a axila? Ilustração André Mello / O Globo.

É de dar desgosto numa mulher colocar um vestido ou um biquíni tomara-que-caia e ficar com aquela gordurinha localizada entre o braço e a axila, sabe?, chamando mais atenção do que qualquer outra coisa. Tem horas em que só uma peça de roupa com manga salva. A gordura transaxilar, como é chamada formalmente, é uma das vilãs do universo mulherzinha que têm aparecido com frequência entre as queixas de quem pratica atividades físicas e frequenta clínicas de estética. Afinal, como se livrar dela? Treino funcional, massagem modeladora e tratamentos com radiofrequência, entre outros, podem ser algumas das saídas.

No circuito na areia Treino do Sapo, no Arpoador, este tipo de gordura localizada já foi assunto de algumas aulas. Sempre que o profissional de educação física Bruno Rosa propõe que as meninas façam exercícios como flexões de braço e escuta reclamações em troca, faz questão de lembrar às alunas de que são séries que ajudam a perder a saliência.

— Ganhei uns quilinhos e essa gordurinha passou a me incomodar mais. Deixei de lado alguns vestidos por causa dela, mas pretendo voltar a usá-los — conta a economista Marina Almeida, de 22 anos, que frequenta o treino funcional na praia.

Sapo, como é conhecido o treinador, explica que não existe milagre para acabar com esta gordurinha. Mas que um bom empenho ajuda a eliminá-la.

— Não existe exercício que acabe com a gordura localizada. A queima de gordura é feita de maneira sistêmica, e não somente num determinado local. O que acho adequado é um trabalho de força nos membros superiores, realizado em alta intensidade, pois esse tipo de atividade potencializa a perda de gordura, além de deixar a musculatura tonificada — diz Sapo.

A mesma teoria serve para os frequentadores das academias. A combinação de atividades aeróbicas com exercícios direcionados é a melhor receita para quem se incomoda com a gordura localizada embaixo do braço.

— Os exercícios aeróbicos continuam sendo os mais recomendados para a perda deste tipo de gordura. Os de efeito localizado ajudam na manutenção do tônus muscular, mas não se traduzem na perda de gordura na região subescapular. O fato é que o organismo não seleciona o local onde a gordura como substrato energético será priorizada — observa o diretor técnico da Bodytech, Dudu Netto.

Além da maratona de exercícios, uma massagem modeladora é opção a ser levada em consideração para atenuar (e não eliminar) a gordura transaxilar localizada.

— Quase todas as minhas clientes reclamam dessa “gordurinha saliente”, porque ela fica aparente em qualquer decote. É uma gordura condensada diferente da celulite, que pode ser tratada com uma massagem intensa e regular aplicada no local. E pode ser associada à massagem em outras partes do corpo também, é só um elemento a mais — diz o massagista Celestino Maurity.

Já na categoria de procedimentos estéticos, as combinações de tratamentos com radiofrequência, ultrassom e laser são variadas. Até, vê se pode, a lipoaspiração no sovaco é indicada por cirurgiões plásticos. Na hora de escolher, opte pelo bom senso.

— Uma opção para eliminar as gordurinhas que insistem em aparecer no tomara-que-caia são a famosa criolipólise combinada com ultrassom e radiofrequência, que quebram as moléculas de gordura e eliminam a flacidez. O tratamento deve ser feito a cada dois meses e realizado durante uma hora na região (uma hora para cada braço, no caso).

Já o dermatologista Daniel Coimbra, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aposta na fusão de dois procedimentos.

— Para melhorar o resultado na região entre o braço e a axila, associo dois tratamentos: o Sculptra e o Elixis. O primeiro melhora a flacidez da pele e o contorno. O outro é um aparelho de radiofrequência com foco na redução da gordura local. O resultado é uma pele mais lisa e homogênea com aspecto natural — observa o dermatologista Daniel Coimbra, da Clínica Les Peaux.

Fissurado em “tudo o que deixa o corpo mais bonito”, o estilista Carlos Tufvesson conta que criou truques para driblar situações em que clientes pediram um vestido tomara-que-caia, e ele reprovou a ideia justamente por causa da gordurinha localizada.

— Dou outra sugestão dizendo que a é a última tendência para convencê-la a mudar de ideia. Cabe ao estilista fazer com que a menina fique incrível no vestido. Não preciso dar um toque com todas as letras, sou sutil. Mas é uma coisa que reparo — confessa.

Por Carolina Ribeiro.

– Leia a reportagem na integra acessando o link, http://goo.gl/9N9cs6
Copyright © 2015 O Globo S.A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>