Páscoa: o açúcar no chocolate é o verdadeiro vilão.

Conheça os tipos de chocolate que devem ser evitados e os impactos do alimento à pele.

É bom ter em mente que quanto mais puro o chocolate, mais saudável para o organismo ele é. O açúcar presente em demasia na formula é o grande vilão para a pele acneica.

É bom ter em mente que quanto mais puro o chocolate, mais saudável para o organismo ele é. O açúcar presente em demasia na formula é o grande vilão para a pele acneica.

O chocolate é, sem dúvida, uma das grandes paixões das pessoas. Com a proximidade da Páscoa, a procura pelo produto aumenta e, frequentemente, surgem dúvidas quanto aos seus benefícios ou malefícios à saúde. Já é sabido que o açúcar é um dos maiores vilões para a saúde de um modo geral e para a pele especificamente, já que é uma substância precursora da acne em pessoas com excesso de oleosidade e tendência a pele acneica.

Um dos benefícios do chocolate é a sua eficácia contra o mau humor, por exemplo. Mas, o benefício de proporcionar bem-estar não deve ser mais importante que a iminência de problemas causados pela ingestão de açúcar, dada a grande quantidade da substância presente nestes produtos. É importante ter muito cuidado e principalmente substituir os produtos adoçados com açúcar por dietéticos ou mesmo apostar naqueles com percentual maior de cacau na receita.

Acne

Levantamentos sugerem que o chocolate pode (sim!) contribuir para o agravamento do quadro de acne, segundo o Dermatology Associates of Plymouth Meeting (Pensilvânia- EUA). Estudos realizados pela Universidade de Miller School of Medicine, em Miami (EUA), mostraram que as pessoas que comeram mais chocolate – com adição de açúcar nas preliminares e 100% cacau nos estudos finais – tiveram aumento de acne na pele, proporcional à quantidade de chocolate ingerida. Um dos resultados finais atestou: quanto mais chocolate consumido, mais as acnes dos participantes sofreram agravamento.

Consumo moderado

Para manter a pele sem complicações com acne é necessário seguir duas regras: atenção à questão do açúcar e ingerir chocolate com moderação. É fundamental ter bom senso, para uma pessoa saudável, nenhum alimento deve ser proibido, mas deve ser consumido em pequenas quantidades e sob orientação profissional. A literatura médica recomenda que em caso de pele acneica, ou quando a acne está em atividade inflamatória e infecciosa, o consumo de chocolate não ultrapasse os 40 gramas semanais.

Benefícios do cacau

O cacau em si é um alimento extremamente benéfico, consumido em quantidades recomendadas é um aliado da saúde e da pele. Substâncias antioxidantes poderosas presentes no cacau ajudam a promover luminosidade e hidratação à pele. Os flavonoides da fruta, que são fitonutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, auxiliam na proteção aos danos dos raios UV, prevenindo as rugas e combatendo os radicais livres que ajudam a deixar a pele mais brilhante e saudável. Que fique clara uma informação: Até agora não há nada que comprove que o chocolate cause a acne, todos os registros dermatológicos apontam para o açúcar, presente no produto, como o vilão responsável pela inflamação.

Chocolates recomendáveis

Felizmente, não há necessidade de deixar de comer chocolate. As melhores opções para o consumo são: chocolates com mais de 50% de cacau e o padrão ouro, com mais de 75%. Quanto maior a quantidade de cacau, mais saudável é o chocolate. O cacau sem adição de açúcar é um alimento rico em vitamina C, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.

Chocolate amargo – que tem grande quantidade de cacau – tende a ser uma boa opção. Com menos quantidade de carboidratos e açúcar, é benéfico para a pele e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

Além disso, pesquisadores atestam que o chocolate amargo, por ser rico em polifenóis – substâncias naturais que protegem a pele contra a radiação solar, pode ser eficiente na proteção contra os efeitos nocivos do sol.

Chocolates NÃO recomendáveis

O ideal é evitar os chocolates ao leite e branco, que possuem mais gordura e açúcar. É bom não consumir chocolates recheados, com passas amendoim e castanhas, por exemplo, pois trazem mais gorduras saturadas (e muitas vezes mais açúcar). Neste caso, a pele e as glândulas serão as responsáveis por excretar este acúmulo de gordura. Além disso, sabemos que alimentos com alto índice glicêmico são mais inflamatórios e oxidativos.

Chocolate branco – Constituído por manteiga de cacau, leite e açúcar. Esse tipo de chocolate não contém massa de cacau. É importante não exagerar no consumo do produto, pois ele é rico em gordura saturada e isso pode trazer complicações à saúde. Lembrando que o chocolate branco não contém cacau e, dessa forma, nem é considerado chocolate por parte de muitos especialistas.

Chocolate ao leite – Esse tipo de chocolate possui grande quantidade de açúcar e de gordura. O açúcar presente no chocolate ao leite é inflamatório e pode provocar o aparecimento das temidas espinhas. O produto contém licor e manteiga de cacau, além de leite em pó ou condensado.

Várias pesquisas comprovam que produtos com açúcar são prejudicais à pele. Segundo artigo do “The Huffington Post”, como o consumo de açúcar e produtos lácteos aumentou ao longo dos últimos 100 anos, atualmente, mais de 17 milhões de pessoas sofrem com acne, apenas nos EUA.

Fonte:
– Dermatology Associates of Plymouth Meeting – http://goo.gl/mS1kJn

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>