Óleo de amêndoas, o triunfo da tradição na hidratação dos cabelos.

O tradicional óleo de amêndoas, além dos conselhos das nossas avós, continua firme hidratando os cabelos das mulheres mundo a fora.

O tradicional óleo de amêndoas, além dos conselhos das nossas avós, continua firme hidratando os cabelos das mulheres mundo a fora.

Argan, macadâmia, semente de uva, monoi, ojon… em tempos de tantas descobertas da ciência para auxiliar o tratamento dos cabelos, o bom e tradicional óleo de amêndoas continua fazendo a cabeça de muitas mulheres mundo a fora. Este simples ingrediente – um dos mais baratos do mercado – começou a fazer fama ainda nos tempos das nossas avós e estava presente em todo bom conselho de beleza. Para a pele ou corpo, este óleo versátil pode ser usado para muitas finalidades, desde repor a hidratação da fibra capilar, até no tratamento de caspas e outras afecções do couro cabeludo.

Graças a sua formulação natural, rica em vitaminas B1, B2, PP, B5, B6, pró-vitamina E e substâncias minerais, o extrato desta oleaginosa de origem asiática, é um poderoso antídoto contra os danos causados pelo sol e o ressecamento provocado pela exposição às baixas temperaturas, além de ser antioxidante e ter uma fragrância natural maravilhosa. Mas como tudo na vida tem prós e contras, com o óleo de amêndoas não poderia ser diferente. Se você errar na dose pode deixar seu cabelo oleoso com aspecto pegajoso e pouco saudável, portanto saiba dosar para ter o resultado esperado.

A especialista Alexandra Gonçalves, tricologista e terapeuta capilar da Clínica Les Peaux, indica o uso do óleo de amêndoas no comprimento e nas pontas dos cabelos para evitar o ressecamento. “Não tem problema massagear o couro cabeludo, se o óleo for de boa qualidade ele ajuda no controle de dermatites. O ideal é usar o óleo puro, deixar 15 minutos e depois retirar com o condicionador de sua preferência, este processo ajuda a eliminar o excesso e evita o aspecto de cabelo pesado. Para cabelos muito finos o ideal é usar, além do condicionador, xampu para retirar o excesso”. Outro conselho dado pela especialista foi o de redobrar a atenção na hora de comprar o produto. O consumidor precisa se certificar de que o óleo escolhido é 100% puro e 100% vegetal. Algumas marcas acrescentam silicone à fórmula, um polímero derivado da sílica, que absorvido pelo organismo pode ser nocivo à saúde.

Antes de fechar este artigo, mais uma dica dos especialistas: óleo de amêndoas, máscaras de tratamentos e outros produtos para os cabelos podem ser muito bons esteticamente, no entanto, antes de usar qualquer nova fórmula e por em risco a sua saúde procure um profissional tricologista e siga suas recomendações. Diante de qualquer alteração perceptível da saúde dos cabelos e do couro cabeludo, ele esclarecerá sobre a importância do diagnóstico de um dermatologista especialista, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a fim de evitar tratamentos estéticos inadequados e o agravamento do quadro.

 

Fonte:
http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br
http://muitomulher.com.br
http://belezaesaude.com