Modelos ignoram riscos e usam acetona e gelo seco para tratar a acne

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protocolo de tratamento da acne começa com o diagnóstico das causas e a prescrição de retinoides orais e tópicos feitos por um dermatologista. (shutterstock)

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protocolo de tratamento da acne começa com o diagnóstico das causas e a prescrição de retinoides orais e tópicos feitos por um dermatologista. (shutterstock)

Mais uma polêmica no mundo das celebridades. Depois de Kim Kardashian movimentar as redes sociais ao afirmar que usava o próprio sangue para tratar a pele, agora é a vez de Kendall e Kylie Jenner, irmãs de Kim, polemizarem com os cuidados dispensados à beleza. As duas usam acetona e gelo seco para tratar espinhas.

A informação foi confirmada por Christie Kidd, dermatologista americana e consultora de cuidados da pele e prevenção da acne em um programa de televisão da cidade de Los Angeles, ao site ‘refinery29.com’.

Especialistas, no entanto afirmam que a mistura inusitada e um tanto esquisita não trata de forma alguma as lesões, mas mascaram as espinhas e representam riscos para a saúde da pele. Combinadas, as substâncias ressecam e contraem a pele temporariamente disfarçando o inchaço e a vermelhidão.

A acetona trata-se de um solvente forte que quando aplicada sobre a pele remove não só o sebo que causa a espinha, mas também a sua hidratação natural. O uso do gelo seco pode oferecer um aspecto imediato menos irritado da acne, entretanto, ele consegue esse efeito contraindo a vascularização cutânea sem tratar a inflamação.

Ainda segundo dermatologistas, a vasoconstrição causada pelo gelo seco, somada à desidratação severa provocada pela acetona, dificulta a cicatrização das espinhas facilitando o surgimento de cicatrizes. No longo prazo, este tratamento pode comprometer a pele causando além das cicatrizes, manchas e flacidez.

Christie Kidd defende o tratamento, pois afirma que essa mistura exótica é ótima para limpar os poros, retardar a inflamação e dar viço à pele, mas é contrariada por outros especialistas que afirmam que a inflamação, geralmente causada por fatores de saúde internos, não são corrigidos com esse tratamento. Para quem olha, a pele pode parecer mais lisa e clara por algumas horas, mas a sensação ao tocá-la será de uma pele áspera e rígida, sem a maciez e suavidade de uma pele que teve a lesão tratada adequadamente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protocolo de tratamento da acne começa com o diagnóstico das causas internas e a prescrição de retinoides orais e tópicos feitos por um dermatologista, que entre outras coisas deve avaliar a quantidade e a duração do tratamento de acordo com a gravidade da doença.

Outros procedimentos, como peelings químicos e tratamento com laser também podem ser recomendamos em alguns casos, que além de ajudarem na redução das lesões ainda tratam cicatrizes e manchas decorrentes da inflamação.

Fonte:
https://goo.gl/q6o8KI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>