Mitos e verdades sobre desodorante, antitranspirante, suor e odor

Dermatologistas explicam a diferença dos produtos e suas finalidades. Veja dica natural, prática e eficaz de Bela Gil. Tudo que você precisa entender para não passar sufoco!

Foi só o galã Matthew McConaughey, casado com a modelo brasileira Camila Alves, revelar que não usa desodorante há mais de 30 anos para o assunto ganhar força nas redes sociais. E, claro, teorias surgiram na internet.

Matthew McConaughey e a brasileira Camila Alves — Foto: Instagram

Matthew McConaughey e a brasileira Camila Alves — Foto: Instagram

No passado, Kourtney Kardashian, Julia Roberts e Leonardo Dicaprio e Cameron Diaz também já afirmaram dispensar produtos industrializados e garantem que são cheirosos e limpinhos. Por aqui, quem deu a dica naturalista foi Bela Gil.

Não tá entendo nada? Calma, vamos explicar! Muitas pessoas deixaram de usar antitranspirantes e desodorantes durante a pandemia. Os motivos são inúmeros. Por isso, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o assunto!

Imagem - Envato

Imagem – Envato

Desodorante pode trazer alergia?

“É verdade! Os antitranspirantes e desodorantes podem causar alergia, deixar a pele vermelha e as axilas muito irritadas. Geralmente, os produtos em spray são formados por são vários componentes que vão além do perfume. Tem álcool e alumínio na composição e que, se usado por um período muito longo, pode sim causar problemas na pele”, explica o dermatologista Daniel Coimbra

Qual é a solução?

“O tratamento é suspender o desodorante e usar algum creme anti-inflamatório, normalmente à base de produtos que acalmem a pele e que não tenham parabenos e sulfato”, lembra o médico.

O suor faz mal para a saúde?

“Mito! A sudorese ou transpiração é controlada pelo sistema nervoso, ou seja, é uma reação involuntária. Temos em torno de cinco milhões de glândulas sudoríparas presentes na pele. Cerca de 99% das glândulas liberam a água e são responsáveis por hidratar a pele.”

Se o suor não tem cheiro, porque tem odor?

“As outras glândulas estão localizadas nas axilas e pés. Elas são acionadas quando sentimos fortes emoções ou quando praticamos exercícios e liberam lipídios, proteínas e carboidratos. Como estão em áreas cobertas por roupas e sapatos, promovem a proliferação de bactérias. O resultado dessa combinação é o odor”, explica o doutor.

Desodorante x Antitranspirante

Já a dermatologista Martha Reis lembra que o desodorante e o antitranspirante não são a mesma coisa. O desodorante é um produto que tem como função tirar o mau cheiro, popularmente conhecido como cecê. Confira as definições:

“O antitranspirante atua na obstrução das glândulas para diminuir a produção de suor e combater a produção de bactérias. Um dos ingredientes mais eficazes na composição é o sal de alumínio. Por isso, é comum ver antitranspirantes que também atuam como desodorantes.

Mas os desodorantes não atuam como antitranspirantes. São produtos totalmente diferentes”, afirma a médica.

Mas qual é a melhor maneira de evitar o odor?

“É essencial lavar bem a região, secar bem após o banho e usar roupas leves. Atualmente no mercado existem desodorantes sem alumínio e para peles sensíveis”, diz Daniel Coimbra

Bela Gil já compartilhou sua dica bem natural

Quem se preocupa com a alimentação deve prestar atenção aos produtos que são aplicados na pele, pois eles acabam sendo absorvidos. Por isso, é possível fazer o próprio desodorante caseiro: além de ser muito mais barato, você ainda estará evitando os produtos industrializados.

“A dica é misturar aproximadamente 50 ml de leite de magnésia, três colheres de água com até 10 gotas de óleo essencial (eu amo lavanda e alecrim). Coloque em frasco com spray, agite bem e está pronto para usar”, ensina Bela Gil.

Publicada em: 21 de agosto de 2021

Fonte:
https://gshow.globo.com/moda-e-beleza/noticia/mitos-e-verdades-sobre-desodorante-antitranspirante-suor-e-odor.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>