Hidratante, Filtro Solar ou Tônico: Por onde começo?

Um dois maiores dilemas de quem cuida da pele, principalmente do rosto, é a ordem de aplicação de cada produto. Uma dica, fique atenta a textura de cada um deles.

Um dois maiores dilemas de quem cuida da pele, principalmente do rosto, é a ordem de aplicação de cada produto. Uma dica, fique atenta a textura de cada um deles.

São muitos os questionamentos sobre os melhores produtos para o cuidado da pele. Muitas também são as opiniões dos especialistas sobre o que faz o produto X ser melhor que Y e vice-versa. Mas pelo menos em uma coisa os dermatologistas concordam. A ordem dos produtos usados para o tratamento e a proteção da pele, como tônico, hidratantes e filtros solares, deve ser a mesma.

Para os mais observadores, a questão deste artigo acabou de ser respondida.
Sim! A regra é limpar, hidratar e proteger a pele do sol. A ordem é exatamente esta! Primeiro tônico, depois o hidratante e para finalizar, filtro solar. Para entender melhor basta pensar no passo a passo dos cuidados que você tem diariamente e perceber a textura de cada produto.

Regras para uma pele bonita e saudável.

1º. Tônico.

Nesse ritual diário, a limpeza tem o papel de remover células mortas, maquiagem, excesso de gordura e sujeira e, com isso, facilitar a penetração dos princípios ativos dos cremes que serão aplicados na sequência. O tônico finaliza a limpeza e normaliza o PH da pele, facilitando a absorção dos cremes de tratamento. Por ser mais leve, aquoso, deve ser aplicado logo depois da limpeza.

2º. Hidratante:

O hidratante é importante porque 70% do peso da pele é água e, quando ela está desidratada, não funciona da forma adequada. Se usar mais de um hidratante como os específicos para área dos olhos, aplica-se primeiro o que for mais leve e por último os menos fluidos. Cremes antiidade e outros específicos devem seguir a mesma lógica, dos mais leves para os mais pesados.

3º. Filtro Solar:

O filtro solar preserva a qualidade do tecido e o protege contra o envelhecimento precoce. Ele deve ser aplicado quinze minutos depois do hidratante porque primeiro a pele precisa absorver as propriedades de hidratação. A orientação é que se aplique o protetor solar por último porque a “barreira de proteção” que ele forma sobre a pele impede, além dos raios do sol, a absorção dos ativos do creme hidratante.

Para finalizar, o creme noturno de tratamento. Eles são ricos em ativos funcionais e podem ser usados até sua concentração máxima, porque à noite, durante o sono, a pele recebe e metaboliza melhor essas substâncias. Caso você use também outros produtos para  tratamentos mais específicos, use sempre a regrinha da textura, primeiros os mais leves e por último os cremes com maior densidade. Não tem erro!

Alguns produtos como filtros solares, podem causar alergias. Por isso, antes de comprometer a sua saúde, consulte um dermatologista especialista, reconhecido pela SBD, para avaliar qual a melhor opção para o seu tipo de pele e histórico de saúde. Seguindo a ordem de aplicação dos produtos , como especificamos acima, você terá ótimos resultados para uma pele mais bonita e visivelmente saudável.

Fontes:
– UOL Mulher / Beleza – http://goo.gl/fg20rw
– Patricinha Esperta – http://goo.gl/6uDer6
– Portal SBD – http://goo.gl/B28ORF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>