Exposição solar “seca” espinhas? Absurdos que devem ser evitados no verão

shutterstock

 

Muitos acreditam que a exposição ao sol ajuda a secar as espinhas. A justificativa seria que o calor e o sol seriam responsáveis por “secar” a pele, consequentemente, secando as espinhas. No entanto, essa crença não passa de um mito e o sol pode na verdade causar o efeito contrário. A exposição direta à radiação UV pode dar a ilusão de uma falsa melhora nas espinhas no começo, porque a pele fica ressecada, mas logo em seguida como forma reativa fisiológica de fazer a recompensa, o corpo ativa novamente as glândulas sebáceas fazendo com que a pele produza mais gordura e mais sebo, piorando o processo de acne.

Dermatologistas comentam que esse não é o único mito envolvendo proteção solar. A crença de que peles morenas a negras não precisam utilizar FPS é muito comum. Isso porque muitos acreditam que a melanina age como uma barreira de proteção. Na verdade, pessoas com a pele mais escura possuem mais chances de formação de manchas pela quantidade de pigmento na pele, desenvolvendo com maior facilidade hipercromias pós-inflamatórias secundárias por traumas como acne e foliculite.

A necessidade do uso do filtro solar independe da cor de pele, já que ele serve para prevenir diversos tipos de lesões. O quadro de dano causado pela luz provoca alterações significativas na estrutura da célula levando à inflamação do tecido, estimulando estados patológicos como melasma e câncer de pele. Portanto, não deixe nunca de passar o filtro solar, a partir de FPS 30, trinta minutos antes da exposição e reaplicá-lo a cada duas horas em média. Além disso, utilize chapéu e óculos para potencializar a proteção.

Fonte: Segs 

https://goo.gl/3dR75d

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>