Excesso de Sol Pode Causar Acne Solar.

A ocorrência é mais comum nesta época do ano e atinge rosto, pescoço, ombros, tórax e costas.

Ao contrário do que muita gente pensa, as acnes comuns não estão relacionadas a ingestão de alimentos gordurosos, como o chocolate e o amendoim. O fator de risco mais comum entre aqueles que sofrem com as acnes é a predisposição genética. No verão, devido ao excesso de exposição solar, essa diferença que marca a predisposição desaparece e torna a acne  um mal totalmente democrático.

Ao contrário do que muita gente pensa, as acnes comuns não estão só relacionadas a ingestão de alimentos gordurosos, como o chocolate e o amendoim. O fator de risco mais comum entre aqueles que sofrem com as acnes é a predisposição genética. No verão, devido ao excesso de exposição solar, essa diferença que marca a predisposição desaparece e torna a acne um mal totalmente democrático.

Além dos riscos para a pele, como manchas, envelhecimento e até mesmo o câncer, a exposição ao sol pode causar espinhas. Isso mesmo! O problema, chamado “acne solar”, é uma doença típica do verão e atinge principalmente rosto, pescoço, ombros, tórax e costas, em forma de pequenas bolinhas avermelhadas e duras.

Diferente da acne comum, que depende na maioria dos casos de predisposição, a acne solar é um problema que pode ocorrer em qualquer pessoa quando exposta aos seus fatores de risco. Segundo a dermatologista Marcella Alves, no verão as pessoas ficam mais suscetíveis ao sol e as queimaduras causadas pela irradiação e o inchaço provocado na pele é a primeira condição para o aparecimento da doença. “qualquer tecido do nosso corpo quando sofre alguma agressão tem como resposta do organismo o inchaço. Com a nossa pele não é diferente. A queimadura provocada pelo sol faz com que a pele inche e bloqueie os orifícios por onde a pele elimina a secreção sebácea, por isso a acne solar”, esclarece Marcella.

Mas, neste caso, o que é ruim pode ficar ainda pior. O uso de hidratantes e fotoprotetores oleosos agravam essa obstrução potencializando a inflamação do folículo e piorando o estado da acne. Além de todo cuidado, pessoas com pele acneica devem optar por hidratantes, loções e filtros solares livre de óleos e silicone para evitar que o problema se agrave, principalmente nesta época do ano.

Cuidados para evitar espinhas no verão

A principal recomendação da dermatologista é “usar protetor solar adequado para cada tipo de pele. Isso também ajuda a minimizar acnes de todos os tipos e previne a acne solar, já que a fotoproteção impede a queimadura e mantém o folículo desobstruído. Mas não esqueçam de reaplicar o produto a cada duas horas ou de acordo com a exposição à água”, finaliza.

Além disso, expor a pele ao sol de pouca intensidade, de forma gradativa, pode ajudar a melhorar a acne em alguns casos. Isso ocorre porque, em situações de exposição ao sol moderado acontece o inverso: ao invés de causar uma inflamação, há uma descamação ou esfoliação da pele que desobstruem os orifícios foliculares e a radiação solar inibe substâncias inflamatórias, favorecendo uma melhora da acne.

Tratamento para acne solar

O tratamento para o problema é similar ao da acne comum: antibióticos em loção ou gel ou via oral, outros agentes de higiene local e esfoliantes para as inflamações e jamais espremer as espinhas. Para casos mais graves procure um dermatologista reconhecido pela Sociedade Brasileira de D

ermatologia antes de usar receitas caseiras ou reaproveitar medicamentos de amigos e parentes.

Fontes:
– Bolsa de Mulher – http://goo.gl/Xrr6LH

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>