ESPECIAL FÉRIAS SAUDÁVEIS: Bem estar para todas as estações.

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro.

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro.

Não é só de alegrias que o verão é feito. A estação iluminada traz um time de vilões à saúde. Entre eles, queimaduras na pele, desidratação e intoxicação alimentar. Tomar alguns cuidados específicos para a estação no dia a dia serve como prevenção aos incômodos. Durante esta semana vamos trazer 7 dicas de 7 áreas da saúde – nutrição, educação física, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, pneumologia e cardiologia –, para você se cuidar e espantar as agruras do calorão. Se levadas em conta, elas podem garantir que o verão de 2016 seja apenas sinônimo de descanso e divertimento.

Fungos

O calor e a umidade aumentam o risco da infecção por fungos, por isso os ginecologistas sugerem que, principalmente as mulheres, não passem o dia inteiro com roupas de banho molhadas ou úmidas. Também é preciso lavar as roupas íntimas com sabonete neutro e secá-las ao sol – deixar calcinha no box do banheiro, um ambiente úmido, pode contribuir para a infecção.

Bactérias adoram calor

Todo mundo conhece casos de intoxicação alimentar no verão. Essas situações são comuns na estação porque as bactérias se proliferam mais no calor. Mas, a grande fonte da intoxicação, independente do calor, é o armazenamento irregular dos alimentos. Para evitar a ocorrência de DTAs, como são conhecidas as Doenças Transmitidas por Alimentos, devemos ter mais cuidado com o manuseio, produção e principalmente refrigeração das comidas. Quando levados à praia, os alimentos precisam ser consumidos imediatamente ou muito bem refrigerados, com troca de gelo nas sacolas, por exemplo.

Com as férias, as pessoas também costumam comer mais em restaurantes ou à beira mar. A dica dos especialistas é procurar locais indicados por amigos ou publicações especializadas, com fama de boa higiene e estocagem garantida. Náuseas, vômitos e diarreia são os sintomas mais comuns da intoxicação. Caso esses sintomas ocorram, não interrompa o fluxo, o organismo precisa dispensar o agente causador. O ideal é se hidratar com muita água de coco, isotônicos, soro caseiro e procurar e ajuda médica a seguir.

Desidratação pode causa pedras nos rins

O aumento significativo da sudorese no verão exige uma compensação na ingestão de líquidos para a manutenção da produção de urina pelo rim a fim de evitar a formação de cálculos.

O aumento significativo da sudorese no verão exige uma compensação na ingestão de líquidos. A hidratação, além de manter o organismo saudável, diminui os riscos de formação de cálculos renais causada pela sedimentação mineral.

Manter-se hidratado no verão não evita apenas o mal-estar, mas o cálculo renal. Como a desidratação diminui a diurese (produção de urina pelo rim), aumentam os riscos da formação de micro-cálculos nos rins devido à sedimentação mineral. O processo de excreção desse material pode causar graves infecções do aparelho urinário e dores intensas, além de ser necessária, em alguns casos, a intervenção cirúrgica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>