Envelhecimento Precoce: Causas e tratamentos.

A vida moderna, estresse, exposição ao sol e má alimentação estão entre os principais fatores do envelhecimento precoce da pele.

A vida moderna, estresse, exposição ao sol e má alimentação estão entre os principais fatores do envelhecimento precoce da pele.

Não é muito difícil encontrarmos pessoas que aparentam ter menos idade do que realmente têm, concorda?! O que será que essas pessoas fazem para parecerem cada vez melhor? Óbvio que além do patrimônio genético outros fatores influenciam, como estilo de vida saudável, cuidados com a pele, alimentação e a forma como elas lidam com o cotidiano.

Dependendo dos nossos hábitos e comportamentos, nossa pele pode denunciar uma idade mais avançada do que a real. Excesso de exposição ao sol, o hábito de fumar, pouca ingestão de água, má alimentação e horas de sono insuficientes são os piores vilões no processo de envelhecimento.

Oxidação Celular

Os fatores citados acima aumentam a oxidação das células, o que leva a degradação das fibras de colágeno e desidrata os tecidos. O resultado na aparência é devastador. Rosto cansado, rugas e olheiras, a combinação perfeita para fazer qualquer cidadão parecer 8 anos mais velho.

Os chamados antioxidantes orais são aliados poderosos na manutenção da boa aparência. O selênio, presente na castanha-do-Pará; o licopeno, abundante no tomate, na melancia e na goiaba; a vitamina C, das frutas cítricas; a vitamina E, dos óleos vegetais, como o óleo de coco; a vitamina A, presente no leite e na cenoura, além dos suplementos com coenzima Q10 e os flavonoides dos chás verde, branco e vermelho.

FATORES PARA O ENVELHECIMENTO

O Estresse

O mal do século, como vem sendo chamado o estresse, é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Os efeitos mais devastadores do estresse que contribuem para uma aparência envelhecida são a perda de cabelo, o aparecimento de rugas e o desequilíbrio hormonal, principal gatilho para a obesidade. Como é quase impossível evitar situações de estresse nos dias atuais, a melhor dica é compensa-lo. Dedique mais tempo a atividades prazerosas, companhias agradáveis, livros, hobbies e sorria. Está comprovado que pessoas bem humoradas são mais joviais e invariavelmente aparentam menos idade que as outras.

Falta de exercício

Praticar certos tipos de exercícios físicos provoca uma descarga de neurotransmissores ligados ao prazer e o bem estar que aumentam a vitalidade e contribuem para a melhora da postura corporal. Substâncias como a endorfina e a serotonina podem permanecer no sangue por até 72 horas após os exercícios melhorando a qualidade do sono, que contribui efetivamente para a qualidade da pele e qualidade de vida como um todo. Praticar exercício regularmente traz uma série de benefícios para a saúde, previne a obesidade, melhora a circulação do sangue e aumenta a capacidade respiratória.

Má alimentação

O excesso de comidas ricas em gorduras e pobres em nutrientes, não proporciona nenhum benefício para o nosso corpo, ao contrário, pode trazer sérias consequências para a saúde e a aparência em geral. Para manter o viço da pele é necessário ter uma dieta rica em frutas, legumes, Oleaginosas (castanha, nozes e amêndoa), carnes magras, grãos integrais e beber bastante líquido. Uma alimentação que inclua estes alimentos é fundamental para ter pele e cabelos em excelentes condições.

Falta de descanso

Ter um período de descanso adequado todas as noites é muito importante para a renovação celular e a manutenção da boa aparência. Mas tem que ser a noite, porque só neste período o corpo libera melatonina, um hormônio regulador de várias funções do organismo importantes para a saúde do corpo. Outro fator que torna o sono noturno importante para manter-se jovem é a capacidade que a pele tem durante a noite de absorver melhor as propriedades ativas dos cremes de tratamentos e cuidados da pele. Entre 7 e 8 horas por noite são suficientes, mas algumas pessoas alcançam os mesmos benefícios com menos tempo de sono.

REVERTENDO O QUADRO

Se este artigo chegou atrasado e a sua pele já demonstra sinais de envelhecimento, mude imediatamente os hábitos e procure um dermatologista. Atualmente existem ótimas opções de procedimentos minimamente invasivos e extremamente seguros, como o Botox, que relaxa a musculatura e suaviza rugas e marcas de expressão; o Ácido Hialurônico, muito usado no tratamento de olheiras, auxilia na hidratação da região, sustentação e repõe volume perdido com o envelhecimento; o Ácido Poli-L-Láctico, que estimula a produção de colágeno, tratando a flacidez e gerando um efeito lifting natural da face; Luz Pulsada, Laser CO2 Fracionado com Drug Delivery e peeling químicos, que tratam manchas, rugas, cicatrizes de acnes, promovem hidratação profunda e clareiam a pele devolvendo o aspecto jovem.

Como você pôde conferir neste artigo, se os hábitos de uma vida não contribuíram para uma aparência jovial, mude-os agora e procure um dermatologista especialista, reconhecido pela SBD, e consulte-o sobre a melhor opção para o seu caso.

Fontes:
– Exame.com – http://goo.gl/udwqCK
– Grupo Endeavour – http://goo.gl/beL0iA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>