Dossiê das olheiras: quais os tipos, as causas, como tratá-las e preveni-las

O dermatologista Daniel Coimbra dá o caminho das pedras!

Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

Giulianna Campos (@giuliannacampos) do home office | 21 jan 2021 – 05h09

Uma das principais reclamações nos consultórios dermatológicos são as olheiras. Livrar-se delas é, muitas vezes um desafio, mesmo para os especialistas. Por isso, resolvemos esclarecer, de uma vez por todas, as maiores dúvidas em relação as olheiras com o dermatologista Daniel Coimbra.

Quais os tipos, os fatores agravantes, como tratá-las, quais produtos usar em casa e existem formas de prevenção: é o que perguntamos para o médico, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como as olheiras aparecem?

As olheiras por pigmento e por causas vasculares são, geralmente, genéticas e aparecem desde cedo. Já as olheiras por profundidade, todas as pessoas terão, pois elas aparecem devido ao envelhecimento. Alguns já apresentam muitos jovens e outros desenvolvem ao longo da vida, já que a região vai afundando com o tempo.

Quais são os fatores agravantes?

Os maiores agravantes são: idade; exposição solar ou outros tipos de radiação que podem aumentar a pigmentação em quem já tem excesso de melanina nessa área; noites mal dormidas; cigarro; alimentação desregrada; ou seja, basicamente tudo o que não for hábito de vida saudável pode levar a piora da olheira. Lembrando que o olhar reflete muito o nosso estado físico ou mental, então se estamos cansados ou tristes no dia, por exemplo, isso vai afetar diretamente o olhar.

Quais são os tipos de olheiras?

Elas podem ser basicamente de três tipos: olheira por pigmento, causadas pela melanina – são as mais escuras; olheira por causa vascular, elas aparecem por problemas na circulação venosa do local e tem aspecto mais azulado; e a olheira por profundidade, que é a depressão que fica na pálpebra inferior.

Como tratar no consultório?

Para as olheiras escuras, com muita melanina, o principal tratamento são os cremes com substâncias clareadoras para uso em casa, também tratamos com alguns tipos de peelings e principalmente laser para pigmento como a luz pulsada, por exemplo. As olheiras vasculares devem ser tratadas com laser. Já para as de profundidade o preenchimento com ácido hialurônico é o tratamento mais efetivo. Ele também promove um efeito de clareamento aparente, já que traz a pele mais para frente fazendo com que incida mais luz na região da olheira, dando uma aparência mais clara.

Como tratar em casa?

Ter hábitos de vida saudável como alimentação saudável, prática de exercício físico, não fumar e dormir bem. Sempre usar cremes para a região dos olhos, mesmo que seja para prevenir o aparecimento das olheiras. Compressas com chá de camomila gelado também ajudam muito, já que melhoram a drenagem linfática da região e consequentemente o aspecto de cansaço.

É possível remover as olheiras para sempre?

Não é possível, nada que é feito na medicina no corpo humano é para sempre. Nosso corpo muda o tempo inteiro. É importante entender, que com o envelhecimento, teremos perda de gordura e perda óssea, isso é natural. Por isso, é importante tratar a vida inteira, para o paciente ter um olhar leve, descansado e alegre. Até mais importante do que tratar somente a olheira, é tratar o olhar como um todo.

Tem uma idade certa para iniciar o tratamento?

Não existe uma idade certa para começar o tratamento, isso vai depender de quando o paciente tiver o aparecimento das olheiras. Quando são genéticas, começamos a tratar mais precocemente e as outras mais tarde, devido ao envelhecimento, porém geralmente a partir dos 25/30 anos já apresentamos um aumento na concavidade da região inferior da pálpebra.

Nós conseguimos reeducar o processo de envelhecimento tratando de forma adequada, para que as olheiras apareçam mais tarde. Não conseguimos evitar que o processo de envelhecimento aconteça, mas conseguimos fazer com que ele seja mais lento e que as queixas aconteçam de forma mais gradual. Por isso, é importante manter todas as dicas que falei anteriormente.

Fonte: Revista Quem
https://revistaquem.globo.com/QUEM-Inspira/noticia/2021/01/dossie-das-olheiras-quais-os-tipos-causas-como-trata-las-e-preveni-las.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>