Dermatologistas explicam como adaptar rotina de skincare para a primavera

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Com as mudanças de temperatura típicas da estação, a escolha dos ativos e até das texturas dos produtos são o segredo do sucesso para preparar a pele para o verão que está chegando.

O clima está um caos. Quando a gente acha que está se livrando de vez do inverno, vem uma frente fria e alaga as ruas e nosso desejo de verão! Ao mesmo tempo (sim, no mesmo dia), quem ainda não saiu de casa pronto para esquiar e, logo na porta, apareceu que estava no deserto do Saara? Além dos perrengues do dia a dia, quem sofre com isso é a coitada da nossa pele! “As mudanças de temperatura podem afetar a saúde da derme pois as mudanças climáticas abruptas podem desequilibrar o pH e deixar-la mais vulnerável”, explica o dermatologista Daniel Coimbra.

Além disso, no período de transição do inverno para a primavera, conforme as taxas se tornam mais altas, o que faz com que o corpo aumente a atividade das glândulas sebáceas e produza mais óleo para combater o ressecamento que é excluído pela exposição ao sol e tentar fazer com que a pele se mantenha hidratada. Assim, se nossa pele muda com as estações, nossa rotina de pele não pode se manter sempre a mesma, né?

A textura faz toda a diferença

Creminho, cremão ou sérum? Nos dias mais quentes, os produtos mais leves serão o hit de sua nécessaire! Séruns e géis deixam a pele sequinha, enquanto cremes mais pesados ​​e óleos adequados uma hidratação reforçada para quando a cútis pede socorro. Outra mudança essencial é trocar os sabonetes hidratantes por produtos mais adstringentes, que removam mais a oleosidade.

“A frequência de lavagem do rosto também pode ser maior, duas vezes ao dia, para se adaptar às temperaturas mais altas”, ensina Daniel. A dermatologista Paola Pomerantzeff completa: “No outono e no inverno, ou em locais onde o ar é muito seco, a pele pode e deve ser hidratada mais vezes durante o dia, porque irá sofrer com o clima e ficar mais ressecada. Mas devemos manter os hábitos de hidratação em qualquer estação. Para cada tipo de pele, existem os ativos e os veículos ideais ”.

Marque seus cuidados no calendário

Com o verão se aproximando, é preciso redobrar a atenção na hora de usar produtos mais sensibilizantes, como ácidos. “Como estamos falando de um período de transição de temperatura, ainda dá para aparecer-los, desde que orientação. Os ácidos estimulam a renovação celular da camada mais externa da pele, diminuindo a coesão das células e formando a espessura da camada de queratina ”, conta o dermatologista Daniel Cassiano.

Tudo que, de alguma forma, expõe a cena, é inimigo da exposição solar; então, se você está a fim de pegar uma praia no fim de semana, talvez seja melhor remarcar aquele peeling ultra power para outro momento. Você não precisa abandonar totalmente os seus ativos favoritos, mas, nesse caso, a proteção solar deve ser ainda mais reforçada.

(Na publicação original você vai encontrar uma lista de produtos indicados pelos dermatologistas. O link está logo abaixo)

Publicada em: 05 de Novembro de 2021

Fonte:
https://revistaquem.globo.com/QUEM-Inspira/noticia/2021/11/dermatologistas-explicam-como-adaptar-rotina-de-skincare-para-primavera.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>