Dermatologia: Dicas de como manter as peles negra e morena hidratadas e sempre bonitas.

Diferente de todos os fototipos de pele, a negra tem vantagens exclusivas devido a alta concentração de melanina. É naturalemnte mais resistente ao câncer de pele e resiste a ação do tempo mantendo-se jovem por mais tempo.

Diferente de todos os fototipos de pele, a negra tem vantagens exclusivas devido a alta concentração de melanina. É naturalmente mais resistente ao câncer de pele e resiste a ação do tempo mantendo-se jovem por mais tempo.

Pensando na representatividade e na beleza das mulheres negras e morenas na sociedade brasileira, talvez uma das mais miscigenadas do mundo, é muito importante abordar os cuidados que esses tipos de pele precisam e exigir do mercado produtos cada vez mais específicos para esse cuidado.

Até duas décadas atrás, o mercado não supria uma demanda reprimida por quase meio século de pesquisas e lançamentos voltados quase exclusivamente para peles claras. A tendência apontava, já naquela época, o Brasil como um dos maiores mercados de consumo de produtos de estética e beleza do mundo. Depois do ‘boom’ da década passada e dos avanços na tecnologia, não existe mais esse ou aquele tipo de pele que não possua uma ou várias linhas específicas de cuidados para a pele, embora ainda não sejam muito comuns, mesmo no Brasil, campanhas que visem divulgar tais produtos.

Confira algumas dicas de especialistas sobre o assunto e descubra dicas importantíssimas de cuidado com a pele negra e morena.

Diferenças entre as peles negras (morenas) e as peles claras (brancas):

As diferentes cores de pele são determinadas pela quantidade e tipo de pigmento que elas apresentam. Assim, na pele negra, as células que produzem pigmento fabricam uma quantidade maior de melanina. Essa produção em maior escala ocorre por determinação genética.

A pele negra, por possuir maior quantidade de melanina, é um tipo de pele mais protegida à radiação ultravioleta. Por isso, tem menor suscetibilidade à formação de rugas e lesões provocadas pelo sol, inclusive o câncer de pele. Por outro lado, a facilidade de produzir pigmento faz com que essa pele manche mais facilmente. A higiene da pele deve ser sempre feita respeitando as características de oleosidade. Entretanto, os tratamentos devem ser avaliados pelo dermatologista, conforme as características de cada paciente.

Acne e estrias na pele negra:

A pele negra, mesmo quando oleosa, possui uma secreção mais fluida e por isso apresenta uma quantidade menor de cravos e espinhas. Mas é importante mantê-la sempre limpa. Em relação às estrias, elas ficam mais evidentes quando a pele é mais escura, mas não é certo dizer que elas são mais comuns em pessoas de pele negra. Elas decorrem da ruptura das fibras de colágeno e elastina (substâncias que dão firmeza) e dispomos de vasto arsenal para combate-las. O microagulhamento e o MMP, mais indicados às peles mais morenas, assim como os lasers fracionados (ablativo – CO2 – ou não ablativo – Erbium 1540), são as melhores opções atualmente  porque tratam não só as marcas como a flacidez, que eventualmente possa incomodar.

Proteção da pele negra e tipo de protetor solar:

Apesar de possuir proteção natural pela pigmentação, a pele negra também precisa de filtro solar diariamente. Recomenda-se filtros com fatores de proteção solar (FPS) maiores que 15. E a regra é a mesma para qualquer tipo de pele. Mesmo à mínima exposição solar ou ao ficar diante do computador por longas horas, é muito importante manter a proteção.

Hidratação e esfoliação:

A utilização de hidratantes é ainda mais recomendada, pois a pele negra costuma ser mais seca que a pele branca. Já os peelings e esfoliações devem ser realizados principalmente nas peles com manchas, sempre com cuidado para não irritar a pele e causar manchas ainda mais escuras, o que não é difícil de acontecer.

Manchas brancas na pele negra e morena (infecção por fungo):

A Pitiríase Versicolor, como é chamado cientificamente o popular ‘pano branco’, é o tipo mais comum de micose superficial, e representa uma ameaça às peles negras e morenas. As lesões ocorrem com mesma frequência nas peles negras e brancas. Entretanto, na pele negra, pelo contraste de cor, elas se tornam mais evidentes. Costumam aparecer principalmente após o verão e devem ser tratadas com medicamentos antimicóticos específicos e cuidados prescritos pelo dermatologista.

Cuidados específicos de verão a verão:

No verão, a pele negra deve ser bem higienizada, pelo menos duas vezes ao dia e também deve ser protegida com filtros solares FPS 15 ou maior. A hidratação deve ser feita de preferência com géis, pois eles não deixam a pele muito engordurada. Já no inverno, é indicado dobrar a hidratação e, se necessário, aproveitar para fazer tratamentos com ácidos e clareadores para as manchas.

Consulte um dermatologista de sua confiança, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e tire todas as suas duvidas. Ele saberá o que é melhor para tratar a sua pele sem riscos e de maneira assertiva.

Fonte:
https://goo.gl/JAu3Fc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>