Dermatite Seborreica: causas e tratamento.

Dermatite seborreica no couro cabeludo não é contagiosa e sua causa não está relacionada a falta de higiene.

Dermatite seborreica no couro cabeludo não é contagiosa e sua causa não está relacionada a falta de higiene.

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e colo.  É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio e excesso de oleosidade. A presença de um fungo, o Pityrosporum Ovale, também pode provocar dermatite seborreica.

A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista, que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. O dermatologista poderá necessitar de alguns exames clínicos, como exame micológico, biópsia e teste de contato.

O tratamento precoce das crises é importante, e pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo; evitar uso de chapéus ou bonés. Usar xampus que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos; cremes/pomadas também com antifúngicos e eventualmente com corticoide, dentre outros especificados pelo dermatologista.

PREVENÇÃO

Não existe uma forma de prevenir o desenvolvimento ou o reaparecimento da dermatite seborreica. Entretanto, cuidados especiais com a higiene e uso de xampu adequado ao tipo de pele tornam o tratamento mais fácil.

É necessário seguir o tratamento correto, que irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, bem como alterar alguns hábitos e eliminar os fatores reguladores, como estresse, má alimentação, tabagismo e alcoolismo.

RECOMENDAÇÕES

– No couro cabeludo, a dermatite seborreica e também conhecida como caspa.
Caspa não é sinal de falta de asseio nem prenúncio de queda de cabelos e pode ser controlada com alguns produtos especiais de uso local. Procure a orientação de um dermatologista;

– Evite a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas;

– Não tome banhos muito quentes. Enxugue-se bem antes de vestir-se. A umidade pode ser fator desencadeante das lesões;

– Procure usar roupas que não retenham o suor. Tecidos sintéticos costumam ser contraindicados àqueles com tendência à dermatite seborreica;

– Tente controlar o estresse físico e mental e a ansiedade. Não é fácil, mas ajuda;

– Retire completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça;

– Em bebês, passe óleo mineral na cabeça antes de remover a crosta láctea. Troque suas fraldas com frequência. O contato úmido da fralda com a pele da criança pode favorecer o aparecimento de erupções cutâneas.

Fontes:
– Portal SBD – http://goo.gl/bPYz4c
– Dr. Drauzio – http://goo.gl/5Aml3x

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>