Cuide das suas costas e arrase nos decotes!

Com os devidos cuidados e tratamentos, você pode se jogar sem medo nesse estilo de roupa

Terça, 19 de fevereiro, 2019

Saiba como hidratar e limpar sua pele para usar roupas que deixam em evidência essa parte do corpo. Imagem: Shutterstock

Saiba como hidratar e limpar sua pele para usar roupas que deixam em evidência essa parte do corpo. Imagem: Shutterstock

Roupas com aberturas na parte detrás deixam em evidência essa parte do corpo – Além das espinhas e manchas, as pacientes se queixam das gordurinhas das costas, perto das axilas ou das dobras do sutiã – afirma a dermatologista carioca Karla Assed, que trata famosas como Claudia Leitte, Angélica e Deborah Secco. Se o problema for a acne, os dermatologistas costumam indicar produtos à base de ácido salicílico, adapaleno, antibióticos tópicos, tretinoínas e nicotinamida. O dermatologista Daniel Coimbra, da Clínica Les Peaux, explica que a pele na região das costas tende a ser mais oleosa do que na parte frontal do tórax e membros.

Segundo o dermatologista Murilo Drummond, quando a acne aparece no dorso, ela costuma ser mais na forma de pústulas (as famosas espinhas) e deixa muitas marcas, na maioria das vezes escuras:

– Para tratar esse problema, o primeiro passo é a limpeza de pele. Esse cuidado é indispensável para desobstruir os cravos que entopem e se transformam em espinhas. A região das costas é muito sensível a pigmentações, por isso, para quem tem manchas e pequenas marcas, indico os peelings.

Para a dermatologista Helena Costa, além da limpeza de pele, a associação do peeling de cristal com peeling químico é uma boa estratégia, pois a associação da abrasão promovida pelo cristal em conjunto com a aplicação de ácidos promovem controle da oleosidade, além da redução da acne e manchas.

– O uso do filtro de proteção solar também é fundamental nessa região sempre que as costas estiverem descobertas, e os filtros livres de óleo são ainda mais indicados para evitar o desenvolvimento de acne – lembra Daniel, que tem entre clientes Cleo Pires, Cauã Reymond, Luiza Brunet, Emmanuelle Araujo e Lisandra Souto.

A dermatologista Apolonia Sales, que cuida beleza de atrizes como Larissa Maciel, Bianca Bin e Bianca Rinaldi, recomenda, após o banho ou depois de uma esfoliação, aplicar um hidratante adequado para deixar a pele com brilho. No entanto, tratar a acne e as possíveis manchas em casa é uma missão um pouco mais complicada, afirma Murilo:

– Há um grande risco do que chamamos de ‘efeito paradoxal’, ou seja, trata-se do jeito certo, mas a resposta pode ser oposta e muitas vezes até devastadora, com muitas manchas e cicatrizes chegando a queloide se houver predisposição do paciente. O máximo que posso sugerir são sabonetes contendo enxofre e/ou ácido salicílico, podendo o paciente deixar uns poucos minutos uma espécie de ‘papinha’, que se obtém deixando o sabonete molhado na saboneteira.

Em casa, a principal dica é higienizar a pele diariamente, sugere Helena:

– Muita gente se esquece de esfregar as costas durante o banho, o que leva ao acúmulo de sujeira. Por isso, é bom deixar uma escova com cabo longo dentro do box e limpar suavemente todos os dias com sabonete de ácido salicílico. Outra boa indicação é fazer esfoliação da pele uma vez por semana (e não mais!) – diz Helena.

Segundo a dermatologista Renata Domingues, os casos de estrias e cicatrizes profundas podem ser melhorados com Laser de CO2 fracionado (Erbium), que estimula a formação do colágeno e a regeneração dos tecidos. Já quem apresenta gordura localizada, principalmente em flancos e na parte inferior do tórax, pode fazer tratamentos como a lipocavitação ou a criolipólise, indica Apolonia:

– Os pacientes com pelos mais grossos nas costas devem optar pela depilação a laser – completa ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>