Criolipólise: o que é o tratamento que promete eliminar a gordura localizada

Projeto Verão: conheça o procedimento que é considerado uma lipoaspiração não invasiva e veja ainda alternativas de menor custo, como o ultrassom macrofocado e a lipocavitação

Por Gabriela Bittencourt, para o EU Atleta — Aberystwyth, País de Gales

Tratamentos estéticos podem dar um reforço na luta contra a gordura localizada — Foto: Pexels

Tratamentos estéticos podem dar um reforço na luta contra a gordura localizada — Foto: Pexels

Criolipólise pode ter nome complicado, mas eu objetivo é claro: queimar as gordurinhas localizadas ou subcutâneas rapidamente. Afinal, trata-se de um tratamento estético que prevê a eliminação das células adiposas acumuladas na parte do corpo escolhida com apenas uma sessão. Dá para realizá-lo, por exemplo, nas costas e no abdome para eliminar os chamados “pneuzinhos”. O procedimento tem custo alto, porém a promessa é de resultados muito positivos. Claro que a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada são essenciais para deixar o corpo saudável e manter a forma. Mas com o verão se aproximando, há quem aproveite para investir em procedimentos estéticos que podem ajudar a reforçar esses cuidados. E quando se trata da gordura localizada, uma das alternativas é a criolipólise, como afirma a médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Betina Stefanello.

O que é e como funciona

A dermatologista explica que, usando uma máquina própria para o procedimento, a criolipólise promove o congelamento da célula de gordura na área do corpo escolhida. Basta uma sessão, que dura cerca de 35 minutos, para eliminá-las de vez da área tratada, que também pode ser o culote e a parte interna da coxa, para dar mais alguns exemplos. Conforme a médica, esse é o procedimento mais indicado para tratamento de gordura localizada sem intervenção cirúrgica. Não é à toa que a criolipólise é considerada uma lipoaspiração não invasiva.

– Já se descobriu há muito tempo que as células de gordura são sensíveis ao congelamento e que podem morrer. A criolipólise nada mais é do que congelar essas células a uma temperatura entre -13ºC e -11ºC. Claro, protegendo a pele para atuar somente na célula de gordura, sem causar lesões – diz, reforçando que a criolipólise reduz a gordura localizada, e não aquela visceral.

– Gordura localizada ou subcutânea: é a gordura mole que se encontra sob a pele e que dá a aparência de flacidez. Incomoda mais pela questão estética do que pela de saúde, já que não é tao nociva quanto a visceral. É mais característica das mulheres, por causa dos hormônios femininos. É nela que a criolipólise atua.

– Gordura visceral: localiza-se juntos aos órgãos, atrás dos músculos, e é um tipo de gordura mais dura, comum a homens e mulheres. É extremamente prejudicial à saúde, sendo uma das causas da síndrome metabólica. Sua presença aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2 e hipertensão arterial, entre outros problemas. Não é afetada pela criolipólise. No caso da gordura visceral, é necessário uma mudança de estilo de vida, com reeducação alimentar e abandono do tabagismo e do sedentarismo, entre outras medidas.

O procedimento requer somente uma sessão. Porém, o processo leva dois meses para ser concluído. Stefanello explica que, após a criolipólise, o organismo direciona as células de defesa conhecidas como macrófagos para o local tratado, onde haverá uma reação inflamatória, para a eliminação das partículas de gordura que foi congelada e quebrada. Na maioria das vezes, quando o paciente retorna para verificação, passado esse prazo, não há mais gordura localizada a ser eliminada na área em que o procedimento foi realizado. Por isso a médica recomenda o tratamento, apesar do custo, que fica em torno de R$ 1.500 a sessão, dependendo da extensão do local escolhido. A pessoa fará o investimento para tratar o local escolhido uma única vez.

– É importante comentar que ainda dá tempo de fazer a criolipólise antes de chegar o verão. Após um mês a pessoa já consegue notar resultados – afirma a médica.

Entenda o que é a criolipólise, seus resultados, indicações, benefícios e desvantagens. Além desses aspectos, a médica explica também o que deve ser considerado ao escolher a clínica dermatológica para realização do procedimento, que precisa ser feito com segurança para evitar danos à pele, por exemplo.

Ao lado de máquina de criolipólise, a médica dermatologista Betina Stefanello demonstra parte do corpo em que o procedimento pode ser realizado — Foto: Reprodução/Instagram

Ao lado de máquina de criolipólise, a médica dermatologista Betina Stefanello demonstra parte do corpo em que o procedimento pode ser realizado — Foto: Reprodução/Instagram

Como é feita: usando uma máquina própria para o procedimento e diferentes tamanhos de ponteira, conforme área em que será realizada, a criolipólise congela a célula de gordura a temperaturas entre -13ºC e -11ºC. O tempo de duração da sessão é de 35 minutos, aproximadamente. Usa-se uma manta especial entre a máquina e a pele, para evitar queimaduras. Na sequência, é realizada uma massagem localizada por cerca três minutos para ajudar na circulação sanguínea.

Em quais partes do corpo pode ser realizada: diversas. As principais são abdome, flancos, cintura, costas, parte interior da coxa, culote, braço e joelho, além da gordura localizada entre a mama e o braço, que incomoda algumas mulheres, e aquela conhecida como papada, que fica próxima ao queixo.

Resultados: eliminação da gordura localizada na área tratada. Uma vez que as células são congeladas e morrem, não haverá mais esse acúmulo no local em que o procedimento foi realizado. Há ainda o benefício secundário de redução de medidas.

Quantas sessões são necessárias: uma única sessão. Quando o paciente retorna à clínica dermatológica, após dois ou três meses, na maioria dos casos, não há mais gordura para ser eliminada.

Indicação: para qualquer pessoa que queira diminuir gordura localizada. Atenção que o procedimento não é voltado para redução de gordura visceral.

Contraindicação: o médico dermatologista fará a avaliação do paciente e confirmará se a criolipólise pode ser realizada. No entanto, o procedimento não é indicado para:

  • Pessoas que sofrem com algum tipo de doença desencadeada pelo frio. São elas, urticárias, Síndrome de Raynaud e hemoglobinúria paroxística do frio;
  • Pacientes que estejam em tratamento contra doenças, como pode ser o caso de alguns tipos de câncer;
  • Indivíduos apresentam lesões na pele da parte do corpo a ser tratada;
  • Pessoas que apresentem quadros de infecção ou inflamação;
  • Gestantes.

– Vantagens: eliminação da gordura localizada na área tratada.

– Desvantagens: custo, que pode ser considerado alto.

Onde realizar: clínicas dermatológicas. Ainda assim, é importante observar se a máquina é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se o médico é habilitado para realizar o procedimento. Desconfie caso o preço da sessão seja muito baixo, pois esse é um tratamento com alto custo de realização, que impacta no valor de uma sessão. Essas são as principais recomendações para garantir que a criolipólise será realizada com segurança, atuando especificamente sobre a gordura, sem causar danos à pele, e que o médico poderá prestar assistência em caso de dores e outros efeitos adversos. Se não for feita de forma correta, com uma máquina calibrada na temperatura certa, pelo tempo indicado e com uma manta especial entre a pele e a máquina, entre outros cuidados, pode causar queimaduras na pele.

Efeitos colaterais: a pessoa pode sentir desconforto durante o procedimento, em função do congelamento no local. Alguns pacientes também experimentam dores enquanto é realizada a massagem seguinte à criolipólise. Por um período transitório de cerca de duas semanas, é possível notar alterações na sensibilidade da pele, dores e hematomas roxos na área. Contudo, o médico dermatologista prescreverá o medicamento para o caso de dores, uma vez que o uso de anti-inflamatórios pode interferir nos resultados do procedimento. Além disso, em raras situações, após dois a nove meses, a pessoa pode apresentar um quadro de hiperplasia adiposa paradoxal, em que, em vez de diminuir, o tecido adiposo aumenta. Para corrigir esse efeito, é necessário realizar uma lipoaspiração, que, segundo a médica, geralmente é coberta pela empresa fabricante da máquina.

Cuidados após a criolipólise

De acordo com Stefanello, não é preciso adotar medidas para se preparar para a sessão de criolipólise. Contudo, alguns cuidados pós-procedimento podem ajudar a melhorar os resultados. São eles:

Manter a regularidade na prática de atividades físicas, que, além de todos os benefícios que já proporciona ao corpo, melhorará a circulação sanguínea no local tratado e a metabolização da gordura. Após a sessão, não há impedimentos para retomar a rotina de exercícios. A pessoa pode ir à academia, por exemplo, já no mesmo dia;

Reforçar os cuidados com a hidratação, que será muito importante no processo de eliminação da gordura pela urina;

Não fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios, que podem interferir no processo de inflamação importante para eliminação da gordura. O médico dermatologista indicará o remédio certo para ser usado em casos de dores.

Procedimentos alternativos

Para a médica dermatologista, considerando que os resultados são garantidos e que apenas uma sessão é suficiente para eliminar gordura localizada na parte do corpo escolhida, o investimento na criolipólise vale a pena. No entanto, alguns métodos que usam ultrassom podem ser alternativos ao tratamento, em alguns casos. Um deles é a lipocavitação ou cavitação. Porém, de acordo com a médica, os resultados não são tão garantidos e duradouros quanto aqueles alcançados com a criolipólise.

– O ultrassom pode melhorar a qualidade da pele e fazer uma drenagem. Mas, para quebrar a gordura, precisa ter uma frequência muito alta. A pessoa pode ter melhora da gordura localizada, mas não será tão eficaz. Ao congelar a gordura, é possível ver o resultado no local que está fazendo a criolipólise. A lipocavitação pega uma área maior e não dá para ver tanto a resposta – afirma a dermatologista.

Listamos a seguir algumas explicações sobre esses procedimentos alternativos, que preparamos com a ajuda de Betina Stefanello.

- Ultrassom macrofocado

Sobre: o objetivo desse tratamento é estimular a produção de colágeno. Porém, pode ter a redução da gordura localizada como resultado secundário. Existe também o microfocado, para pequenas áreas.

Vantagens: custo mais baixo. Os resultados não são tão garantidos quanto ao optar pela criolipólise, porém pode ser a melhor opção caso o procedimento que congela a gordura não seja financeiramente viável para o paciente. São necessárias, em média, de uma a três sessões, dependendo da área.

Desvantagens: eliminação da gordura localizada não é o resultado principal desse procedimento, mas ganho secundário.

Lipocavitação ou cavitação

Sobre: conhecido também como ultracavitação e megacavitação, esse é um procedimento estético que usa o ultrassom com o objetivo de reduzir a gordura localizada.

Vantagens: custo mais baixo, entre R$ 100 e R$ 150 por sessão.

Desvantagens: embora seja possível notar melhoras, os resultados não são tão efetivos quanto aqueles alcançados com a criolipólise e a gordura localizada pode voltar a aparecer na parte do corpo em que o tratamento foi realizado. Por isso, não é a primeira escolha de médicos dermatologistas quando se trata de redução de gordura localizada.

Estilo de vida saudável

Os procedimentos estéticos podem ser grandes aliados para diminuir gordura localizada. Mas a médica lembra que não substituem ou excluem a prática regular de atividades físicas e a alimentação saudável.

– Não adianta fazer o procedimento e continuar com os mesmo hábitos ruins e perpetuando o acúmulo de gordura. Quem faz a criolipólise, pode não ter mais gordura naquele local que tratou, mas pode acumular em outras partes do corpo – completa.

Portanto, a médica destaca alguns cuidados que devem ser incorporados ao estilo de vida. São eles:

  • Reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e trans;
  • Diminuir a ingestão de produtos industrializados, que contam com sódio, açúcar e conservantes, além de gorduras, em sua composição;
  • Priorizar o consumo de frutas, legumes e verduras;
  • Equilibrar a quantidade de carboidratos consumida;
  • Evitar o uso de açúcar refinado. Há alternativas mais naturais, inclusive;
  • Reforçar a hidratação;
  • Manter a prática regular de exercícios físicos.

 

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>