Cosméticos para homens: menos óleo e mais praticidade.

Metrossexuais ou não, os homens estão cada vez mais preocupados com a própria beleza. O mercado de cosméticos não deixou passar essa onda e oferece uma variedade cada vez maior de produtos voltados para eles. Mas será que as linhas masculinas entregam com eficácia as promessas dos rótulos?

Quanto mais multifuncional e fluído os cosméticos para os homens maiores as chances do produto ser sucesso de mercado. Diferente das mulheres, eles preferem produtos 'all-in-one' com rápida absorção e toque seco.

Quanto mais multifuncional e fluído os cosméticos para os homens maiores as chances do produto ser sucesso de mercado. Diferente das mulheres, eles preferem produtos ‘all-in-one’ com rápida absorção e toque seco.

Os produtos devem levar em conta as características da pele masculina, que são muito diferentes da feminina. Elementos como barba, oleosidade, concentração de colágeno, etc, fazem toda diferença na hora de pensar em uma fórmula para eles. Portanto, os produtos voltados para os homens devem ser livres de óleo, em formatos mais leves como géis, bálsamos, séruns e com toque seco. A pele masculina tende a não tolerar bem os formatos mais cremosos, que são mais difíceis de serem absorvidos e causam mais acne. Outro fator importante é o de acalmar e hidratar a pele, já que a região da barba muitas vezes se torna sensível com o atrito da lâmina.

Produtos mais fluídos e leves facilitam a aplicação, uma vez que os homens têm muito mais pelos no corpo. O cabelo também pede cuidados especiais, com fórmulas antiqueda e de fortalecimento dos fios ainda mais intensas que as voltadas para mulheres. A limpeza com sensação refrescante também agrada o público masculino, uma vez que o couro cabeludo tende a ser mais oleoso.

Pratricidade

Outro detalhe é a praticidade masculina e a preferência por produtos multifuncionais. Por exemplo, um pós-barba que atue como calmante da pele, evitando foliculite e agindo como antirrugas ao mesmo tempo. E os xampus dois em um e até três em um, que além de atuarem como xampu e condicionador também servem como creme de barbear.

As marcas também estão atentas a esse público cada vez maior. Atualmente, os homens se sentem mais à vontade para entrar em uma loja visando o consumo, desde que a marca crie uma identidade, um diferencial, direcionando os produtos de acordo com as preocupações masculinas.

Expectativas de mercado

Em 2018, o Brasil deverá ser o maior mercado do mundo desse setor. Resultado de uma mudança no comportamento masculino na última década, com maior preocupação do homem em temas atendidos pela indústria de cosméticos, como rugas, calvície, pele oleosa, pele seca, transpiração excessiva etc. Essa nova atitude leva a busca por produtos e marcas feitos especialmente para eles.

Dermatologia

Há algum tempo, a vaidade deixou de ser exclusividade das mulheres. Eles também estão preocupados com a aparência, tanto por questões pessoais, quanto profissionais. A Sociedade Brasileira de Dermatologia não tem nenhum dado oficial, mas os médicos garantem que eles são um número bastante expressivo no total de pacientes, se comparado, por exemplo, com a década passada. Geralmente representam 1/3 dos pacientes nos consultório de dermatologia.

E o que elas buscam, eles querem também. Aplicações de toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico, ambos, visando um efeito lifting moderado estão entre os mais pedidos.

Fonte:
Uol Mulher – http://goo.gl/oL4eiK
Caderno Ela – O Globo – http://goo.gl/F7iRwJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>