Cosméticos Orgânicos: será que realmente funcionam?

Existe uma demanda crescente por cosméticos orgânicos onde os ingredientes que compõe sua formulação estejam livres de toxinas nocivas. Mas faltam estudos que comparem tratamentos a base de orgânicos com outros já consagrados mais instantâneos.

Existe uma demanda crescente por cosméticos orgânicos onde os ingredientes que compõe sua formulação estejam livres de toxinas nocivas. Mas faltam estudos que comparem tratamentos a base de orgânicos com outros já consagrados, mais instantâneos.

A atriz Gwyneth Paltrow, Oscar de Melhor Atriz por Shakespeare Apaixonado e guru da beleza natural, não vive sem seus sucos ricos em antioxidantes, exercícios físicos, yoga e uma alimentação pobre em gordura e rica em fibras. Isso bastaria para manter a beleza, vitalidade e principalmente a saúde, mas engana-se quem acredita que essa rotina “religiosa” é suficiente. Mulheres, mesmo as “naturebas”, amam cosméticos e ela não é diferente. A partir do segundo semestre de 2015, em parceria com a gigante do nicho Juice Beauty, a atriz lançará uma linha de maquiagens de alto desempenho construída em torno do mesmo conceito de bem-estar. Além destes produtos ecologicamente corretos, as marcas Goop, de Paltrow, e a Juice Beauty também lançarão uma linha de tratamento de pele, com foco em resultados, prevista para o começo de 2016.

Sobre a pergunta se eles realmente funcionam… a resposta é sim, mas não são milagrosos!

Existe uma demanda crescente por cosméticos orgânicos* onde os ingredientes que compõe sua formulação estejam livres de toxinas nocivas, tratem a pele profundamente e promovam saúde e bem estar. Porém, o fato de proporcionarem melhora na aparencia ainda não é suficiente. Faltam estudos que comparem tratamentos a base de orgânicos com outros já consagrados, como o Ácido Retinóico e Botox que oferecem resultados mais instantâneos.

As empresas que comercializam produtos que agregam valores “eco-conscientes” as suas linhas de cosméticos, se comprometem com fórmulas orgânicas certificadas, ou seja, testadas e confirmadas em eficácia, no entanto, os elementos que compõe sua formulação custam caro e por isso são conhecidos como cosméticos “ecochiques”, dedicados a homens e mulheres engajados na preservação, sustentabilidade e com “bala na agulha” para investir na militância por uma natureza preservada.

A maioria das pessoas acreditam que “natural” e “orgânico” significam a mesma coisa. No entanto, os produtos orgânicos são os únicos itens regulados por orgãos governamentais e sociedades médicas comprometidas que exigem que o objetivo e a promessa de cada produto corresponda com a expectativa de ambos e, principalmente, a dos consumidores. Já os produtos naturais não possuem dados clínicos e são conhecido como fitoterápicos, com reações aleatórias e muitas vezes indesejadas.

Saiba mais sobre este e outros assuntos pesquisando nossas tags no blog Les Peaux.

* Orgânico – Dic. Aurélio :
Adjetivo – 1. Relativo à agricultura e pecuária que não usam pesticidas e fertilizantes sintéticos. 2. Fig. Que é natural ou inato, ou profundamente arraigado, e não planejado ou imposto do exterior.

Fontes:
http://fourpointsdermatology.com
http://www.brazilbeautynews.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>