Como tratar a acne na vida adulta?

Shutterstock

Ao contrário do que muitos pensam, a acne não é um problema exclusivo da adolescência e pode se estender até a fase adulta. Segundo uma pesquisa realizada pelo Te Journal Of Clinical and Aesthetic Dermatology, com mulheres acima dos 25 anos, entre 20 e 40% relataram que começaram a desenvolver o problema apenas na fase adulta.

No Brasil, a acne é um dos principais motivos pelos quais mulheres procuram os dermatologistas. Isso porque além da variação hormonal decorrente dos ciclos menstruais, novos inimigos surgiram para contribuir com o surgimento de acnes.  Um deles é a alta concentração de poluição do ar das grandes cidades, que facilita a entrada dos radicais livres na pele causando irritação e piorando a acne. O estresse e a ansiedade também influenciam na formação de espinhas, pois a elevação dos níveis de cortisol contribui com a irritação da pele. Além disso, uma série de estudos recentes sugerem que o excesso de açúcar em alimentos está ligado ao surgimento de novas espinhas, isso porque a insulina estimula o crescimento de células produtoras de sebo, aumentando a sua proliferação na pele. Portanto, é aconselhável evitar alimentos lácteos, doces e carboidratos refinados.

Hoje em dia, existem inúmeras maneiras de tratar a acne. Dermatologistas apostam em tratamentos combinados com ativos de uso tópico, dermocosméticos e novos aparelhos tecnológicos. Ativos clássicos, como o ácido retinóico e seus derivados, o adapaleno – que trata também o envelhecimento cutâneo –, o peróxido de benzoíla e os antibióticos clindamicina e eritromicina, são bastante utilizados nos tratamentos de acne, além dos secativos como a sulfacetamida. Os dermocosméticos também contribuem no combate as espinhas e acnes, principalmente porque muitos cosméticos incluíram em seus ingredientes produtos que vão além do processo inflamatório e fazem uma renovação celular ou auxiliam no tratamento do envelhecimento cutâneo. A tecnologia também é aliada ao combate da doença, dentre os aparelhos mais recentes, o laser Fotona é muito utilizado para diminuir lesões e quadros inflamatórios em pacientes com acne. Peelings químicos e LED azul também são indicados para o tratamento. Por isso, é essencial esfoliar regularmente a pele para ajudar a remover as células mortas, mas sem exageros, uma vez por semana é o ideal e em casos de inflamações mais graves procure seu dermatologista.

Fonte: https://goo.gl/3Qs8DN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>