Coceira na pele após o banho: entenda por que isso acontece e como tratar

Falta de hidratação e doenças de pele são as principais causas de coceira após o banho. Imagem Shutterstock

Falta de hidratação e doenças de pele são as principais causas de coceira após o banho. Imagem Shutterstock

Você acabou de tomar um longo banho quente e não demorou muito para que a sua pele começasse a reclamar. Além da coceira inquietante, a região também ficou um tanto ressecada e com algumas placas vermelhas. Se essa situação se tornou corriqueira na sua rotina, não se preocupe! Existem alguns cuidados capazes de melhorar essa sensação desagradável na pele. O DermaClub conversou com a dermatologista Dra. Betina Stefanello, que explicou como tratar esse assunto.

É comum sentir coceira na pele depois de tomar banho?

A Drª Betina conta que não é comum, mas também que não é uma situação rara, e que esse problema pode ocorrer pela falta de hidratação da pele. Segundo a médica, esse ressecamento por acontecer quando: “Usamos excesso de sabonete e retiramos a camada de proteção, ou por uma condição natural da nossa pele e ela se apresenta ressecada, ou por alguma doença de pele que cause ressecamento como atopia, hipotireoidismo e psoríase; ou ainda por uma condição chamada de urticária vibratória causada pela vibração da água na pele desencadeando prurido e urticária”.

A importância de preservar a barreira de proteção da pele

Para evitar todos esses incômodos, o melhor mesmo é manter a barreira cutânea bem hidratada. A especialista explica como isso pode ser feito: “Através da ingestão de água, uso de hidratantes, diminuição da perda de água com óleos e evitar o uso de sabonetes diretamente na pele. Dê preferência aos produtos com ativos prebióticos e outros componentes que auxiliam a hidratação como o ácido hialurônico e a água termal.

Produtos para usar durante e após o banho para prevenir a coceira

Hoje em dia, existem vários produtos que podem ajudar – e muito – no tratamento do prurido na pele. Durante o banho, é importante usar loções de limpeza hidratantes, porque além de evitarem a perda da barreira cutânea, ainda a deixam hidratada. Para o pós-banho, é importante sempre usar um hidratante.

Fonte:
https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/coceira-na-pele-apos-o-banho-entenda-porque-isso-acontece-e-como-tratar_a9622/1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>