Chip da Beleza: Especialistas Explicam Prós e Contras do Procedimento

Febre entre as mulheres, o chip é implantado no corpo e contém hormônios variados.

Dispositivo implantado no corpo feminino permite a modulação hormonal contribuindo para a saúde e a beleza da mulher. (imagem shutterstock)

Dispositivo implantado no corpo feminino permite a modulação hormonal contribuindo para a saúde e a beleza da mulher. Shutterstock

Se livrar dos incômodos da menstruação como TPM, inchaço e cólicas é um alívio, certo? Imagine juntar um “remédio” que elimina os sintomas e ainda por cima ajuda a emagrecer. Pois bem, esta é a promessa do “chip da beleza”, tão comentado na internet.

Eficaz ou não, várias mulheres estão se submetendo ao procedimento que promete acabar com os sintomas da menstruação e ainda ajuda na disposição física. Especialistas no assunto explicam, de uma vez por todas, os prós e contras do procedimento que tanto aguça o interesse quanto causa preocupação entre as mulheres.

COMO ELE FUNCIONA?

“O chip é um implante hormonal indicado principalmente para suprimir o ciclo menstrual e a ovulação, tendo portanto, efeito contraceptivo”, explica a Dr. Rafaela Braz, ginecologista e nutróloga do Espaço Unique. “Por não interferir na produção natural de testosterona, como ocorre com outros métodos contraceptivos hormonais, esse implante possui como efeito colateral positivo melhora da disposição física, aumento da libido, diminuição de gordura corporal e celulite, além de promover ganho de massa muscular.”

O implante hormonal chamado “chip da beleza” é composto basicamente pelo hormônio Gestrinona, esteróide sintético com propriedades androgênica, antiestrogênica, antiprogestogênica e antigonadotrópica. Em alguns casos, pode ser combinado com estrogênio e testosterona.

EFICÁCIA

“Os implantes hormonais surgiram na segunda metade do século XX como método contraceptivo eficaz. Seu uso foi sendo aperfeiçoado de maneira que dosagens seguras pudessem ser utilizadas com mínimos efeitos colaterais”, explica a Dr. Rafaela Braz.

Atualmente existem 6 tipos de hormônios na forma de implantes com comprovação científica para diversos tratamentos, como endometriose, miomatose, sangramentos uterinos disfuncionais, menopausa, osteoporose, sintomas de TPM e contracepção.

“Geram excelentes resultados para aquelas que visam um tratamento mais individualizado, com foco no controle metabólico e hormonal, com resposta estética satisfatória. Ou seja, uma beleza feminina por completo”, explica a Dra. Fabiane Berta, ginecologista endócrina.. “Associado a dieta e atividade física, seus efeitos benéficos são mais evidentes. Porém, podem existir efeitos colaterais importantes que precisam ser esclarecidos às pacientes quanto ao uso.”

Para a Dra. Mariela Silveira, médica especialista em Nutrologia do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, o uso é controverso. “Claro que isto é uma promessa de um desejo muito comum das pessoas, entretanto, nada tem só um lado. Eles podem ter também efeitos indesejáveis e até perigosos. Antes de tudo, é preciso entender que cada pessoa tem um perfil hormonal complexo, diferente da outra e uma história familiar e pessoal diferente.”

IMPLANTAÇÃO

“Os implantes podem ser colocados em qualquer parte do corpo, preferencialmente na região glútea. O procedimento de implantação dura menos de dez minutos, E é indolor – já que é feito com anestesia local e não apresenta restrições. Após a implantação, o hormônio é liberado gradativamente na corrente sanguínea, de maneira segura e com dosagem personalizada, por um período de seis meses a um ano”, diz Fabiane.

“Eles são segmentos de tubos de silicone semipermeáveis que medem de 4 a 5 cm de comprimento. Após a implantação, o hormônio é liberado gradativamente na corrente sanguínea, de maneira segura e com dosagem individualizada, por um período de seis meses a um ano”, diz Rafaela. “O implante atua bloqueando a ovulação ao inibir a produção de estrogênio e progesterona, porém não interfere na produção natural de testosterona, mantendo os efeitos androgênicos desse importante hormônio.”

EFEITOS COLATERAIS

“Como qualquer outro medicamento, o implante hormonal tem alguns efeitos colaterais, por isso, é preciso avaliar individualmente as condições de saúde da paciente para, só então, poder indicar o tipo e quantidade de implantes. Os efeitos adversos que podem ocorrer são relacionados ao aumento da testosterona livre, podendo surgir acne, oleosidade na pele e couro cabeludo, queda de cabelo, aumento de pêlos no rosto e rouquidão da voz”, diz Rafaela.

“Além disso, cada pessoa tem uma individualidade bioquímica. Isso quer dizer que respondemos diferentemente aos medicamentos, por uma série de motivos. Por exemplo, existe um nível de evidência alto para a reposição hormonal em situações de Síndrome de TPM, menopausa e andropausa. Entretanto, ainda não é claro o benefício do uso hormonal exclusivamente com finalidade estética”, conclui

Fonte:
Quem Acontece – https://goo.gl/j5l710

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>