Ceramidas: saúde e beleza para a sua pele

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

O que são e qual o papel das ceramidas na saúde da sua pele? A dermatologista Betina Stefanello explica.

Para manter a pele saudável, luminosa e hidratada, as ceramidas têm um papel fundamental. Parte integrante da estrutura da pele, estas moléculas compõem mais de 50% dos lipídeos presentes e preservam a hidratação ao mesmo tempo que protegem a região cutânea. Mas você sabe ao certo o que elas são e qual a sua função exata? A dermatologista Betina Stefanello, da Clínica Les Peaux, te ajuda a entender. Confira!

Afinal, o que são as ceramidas?

De acordo com a dermatologista, as ceramidas são as principais constituintes do estrato córneo da pele – a camada mais externa da epiderme -, representando a “gordura” que reveste nossas células. “A ceramida nada mais é que uma gordura que forma a bicamada lipídica das nossas membranas celulares. Quando elas se unem, criam um revestimento da nossa pele, ajudando a protegê-la de todas as agressões”.

Qual o papel das ceramidas na pele?

Para que a nossa pele se mantenha saudável, é necessário manter os seus níveis de hidratação, ou seja, reter água suficiente nas células. Segundo a dermatologista, “a principal função das ceramidas é evitar a saída de água da pele”. Em conjunto, as ceramidas formam uma barreira de lipídeos, conhecida como barreira cutânea, que impede a perda da hidratação, isolando e retendo a umidade dentro da célula e impedindo que agentes externos e nocivos invadam o organismo.

Barreira da pele pode ser comprometida por fatores internos e externos

Embora seja parte do tecido, a integridade da barreira de proteção da pele pode ser comprometida por diversos fatores: ressecamento causado por limpeza inadequada, condições climáticas extremas, atrito com roupas, estresse, entre outros. Nesses casos, a gordura é retirada da pele, causando a quebra das ceramidas e levando a uma série de problemas, como coceira, prurido, vermelhidão e até doenças de pele, como dermatite de contato, dermatite atópica e psoríase.

Para restaurar a barreira cutânea e evitar que isso aconteça, é importante manter a pele sempre hidratada, dando preferência a produtos com ceramidas na sua composição, para que a sua reposição seja feita de forma transdérmica – ou seja, através da absorção da pele.

Consulte um dermatologista reconhecido pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e faça uma avaliação. Lembre-se que ele é o único especialista que poderá indicar os melhores tratamentos e produtos de acordo com a sua necessidade e expectativas sem oferecer riscos a sua saúde.

Fonte:
DermaClub.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>