Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase

A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2006, visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de esclarecimento da psoríase e mostrando como os pacientes podem conviver com a doença.

O que é Psoríase

A psoríase é uma doença crônica, autoimune (em que o organismo ataca a si próprio), não contagiosa e que pode ser recorrente. Ela tem gravidade variável, podendo apresentar desde formas leves e facilmente tratáveis até casos muito extensos, que levam à incapacidade física, acometendo também as articulações (artrite psoriásica).

A Sociedade Brasileira de Dermatologia defende que o Ministério da Saúde implante a Resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, que reconhece a psoríase como uma doença crônica grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não existe cura. A implementação da Resolução implica a necessidade da oferta de tratamentos públicos adequados, o que inclui os medicamentos biológicos para os casos de moderados a graves (de 10 a 20% dos pacientes).

Doenças do sistema cardiovascular

Em função de seu caráter sistêmico, suas manifestações podem ir muito além das lesões de pele que a tornam tão evidente. Ela é associada a diversas comorbidades, incluindo alterações articulares e do sistema cardiovascular.

A manifestação extracutânea mais recorrente é a artrite psoriásica, que alguns especialistas não classificam exatamente como comorbidade, mas como uma manifestação da própria enfermidade.

“Considero uma manifestação da doença, pois o componente imunológico é o mesmo, a agressão que acontece na pele é a mesma que acontece na articulação. O resto é tudo consequência”, avalia o dr. Paulo Oldani Felix, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).  Já a comorbidade considera doenças que acontecem juntas e aparece com uma incidência maior numa determinada população.

Nesse grupo de comorbidades estão incluídos hipertensão, diabetes e obesidade – trio que forma a chamada síndrome metabólica, cuja manifestação aumenta exponencialmente o fator de risco cardiovascular.

A psoríase também está relacionada à depressão, alcoolismo, tabagismo, a alguns tipos de câncer – de pulmão, de faringe, além de doenças inflamatórias intestinais, como retrocolite interativa, cuja incidência é bem maior na população com psoríase e vice-versa.

O maior esforço da SBD é o de desmistificam o preconceito, informar sobre a doença para torná-la cada vez mais conhecida. A Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase 2016 busca apresentar as principais formas de tratamento e orientar o paciente a procurar um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Acesse informações completas sobre a campanha no site www.psoriasetemtratamento.com.br e espalhe esta mensagem!

Fonte: SBD
https://goo.gl/SMO9LK
http://www.psoriasetemtratamento.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>