Barreira Cutânea: sua pele protegida de ameaças externas

Estresse, poluição, banhos quentes… Entenda como a barreira da pele é danificada no dia a dia

Imagem: acervo Paiva Consultoria

Imagem: Acervo Paiva Consultoria

Com a função de proteger a pele, a barreira cutânea nada mais é que um conjunto de gorduras, na sua maioria ceramidas, que ajudam a manter a saúde e a beleza dessa região. No entanto, existem inúmeros fatores que podem danificá-la, causando problemas que vão dos mais simples – como coceira e vermelhidão- aos mais complexos, como vários tipos de dermatite. Para esclarecer o que acontece e quais são algumas dessas causas, a dermatologista Betina Stefanello, da Clínica Les Peaux, explica tudo em detalhes.

Barreira da pele é danificada diariamente com hábitos corriqueiros

Segundo a Drª Betina, a barreira cutânea é frágil e bastante suscetível a ser danificada com alguns hábitos comuns, que não são tão adequados para a saúde da pele. “Ela é afetada diariamente quando a gordura é removida da nossa pele, removendo as ceramidas. Isso pode acontecer de diversas formas: um banho muito quente, por exemplo, o clima, o estresse ou até o avanço da idade”, esclareceu.

Confira alguns fatores que comprometem a integridade da barreira da pele:

– Poluição;
– Exposição solar excessiva e sem proteção;
– Clima frio e ventoso;
– Ar condicionado;
– Atrito com roupas;
– Limpeza inadequada, com sabonetes demasiado adstringentes;
– Esfoliação excessiva;
– Banhos muito quentes;
– Lesões;
– Baixa umidade do ar;
– Estresse

Como restaurar a barreira cutânea na sua rotina de cuidados com a pele

Além de restaurar o prejuízo já estabelecido, é importante prevenir novos danos na nossa barreira cutânea, através de uma rotina regrada e equilibrada.

“É importante manter a pele sempre bem hidratada, para repor o máximo de ceramidas. É possível repô-las de forma tópica e transdérmica, através de cremes; ou de uma maneira endógena do nosso organismo”, explicou a dermatologista.

Fonte: encurtador.net/deKL9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>