ATENÇÃO: Repelente a base de Icaridina tem eficácia reduzida em 50% acima dos 30º C.

A exposição a altas temperaturas, acima dos 30º C, torna a eficácia dos repelentes a base de Icaridina 50% mais fraca obrigando a reaplicação em frações de 5 horas, média dos outros tipos de repelentes.

A exposição a altas temperaturas, acima dos 30º C, torna a eficácia dos repelentes a base de Icaridina 50% mais fraca obrigando a reaplicação em frações de 5 horas, média dos outros tipos de repelentes.

Segundo informação no site da marca de repelentes Exposis, em temperaturas superiores a 30º C, a eficácia da Icaridina é reduzida de 10h para 5h de proteção e precisa ser reaplicada tanto quanto os outros produtos disponíveis no mercado.

A Icaridina 20%, substância responsável pelo mais eficiente repelente do mercado (caso o consumidor o encontre), já que protege das picadas de inseto por até 10h, perde metade de sua eficiência em altas temperaturas. Péssima notícia para os brasileiros. Em meio à ameaça de dengue e o surto de contaminação pelo Zika vírus, o que servia de alento se torna agora motivo de grande preocupação no carnaval.

Essa informação não foi divulgada como notícia na mídia. Uma leitora do blog Les Peaux, em resposta a uma publicação recente que tratava da indicação de repelentes contra o Aedes Aegypti, apontou uma ressalva no site do fabricante da marca de repelentes Exposis indicando a reaplicação do produto a cada 5h em temperaturas superiores a 30º C. A eficácia do produto continua garantida em dias mais amenos, mas infelizmente esta não é a realidade do Rio de Janeiro, que nesta época do ano bate recordes de elevação com picos de até 40º e sensação térmica de quase 50º.

Depois das chuvas de janeiro e o inverno fora de época, a expectativa para fevereiro é de sol e muito calor, principalmente nos dias de carnaval, onde as temperaturas passarão facilmente dos 35º C. Neste caso, a sugestão é que o consumidor não se apegue a marca mais procurada de repelente da estação e se proteja com qualquer uma das substâncias aprovadas pela ANVISA.

A fórmula IR3535 oferece até 4 horas de proteção, DEET a 20% protege o indivíduo por 6 a 8 horas e a Icaridina, a mais difícil de ser encontrada e com eficácia reduzida no calorão, garante proteção de 5 a 10 horas. A média de reaplicação de qualquer um dos produtos citados é de 5 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>