Aprenda a caprichar na hidratação da pele no verão

Sol, mar, piscina e mais de um banho por dia detonam a epiderme

Sol, mar, piscina e mais de um banho por dia detonam a epiderme

No inverno, quando o assunto é beleza, só se ouve em falar de hidratação. A palavra some do vocabulário quando as temperaturas começam a aumentar. São muitas as desculpas: preguiça, calor, suor e por aí vai. Mas hidratar a pele no verão é tão importante quanto nos meses mais frios, alertam os dermatologistas. Isso porque o sol também resseca a pele.

“No inverno, nós focamos muito na desidratação pelo clima frio, mas a exposição solar faz o mesmo. Quem exagera até perde a camada superficial e fica ‘descascando’ por causa disso”, explica o dermatologista Igor Manhães. A rotina, portanto, tem que ser a mesma em qualquer época do ano. “Se pega sol, tem que ser ainda mais caprichada”, diz ele.

Não são só a praia e a piscina que colaboram para esse argumento. O aumento da quantidade de banhos também ajuda a remover a camada natural (e benéfica) de gordura do corpo, deixando-o mais seco. “O ideal é tomar dois por dia, no máximo. E aproveitar o calor para experimentar a água fria ou morna”, diz a dermatologista Fabiana Seidl. Se não der para resistir a mais de um par de duchas, ela aconselha: evite sabonete antissépticos, geralmente muito agressivos, e tente se lavar sem nenhum sabão na maioria das vezes.

O momento após o banho, segundo os especialistas, é uma janela para a hidratação que precisa ser aproveitada. É nesse instante que mais precisamos de camadas de um creme mais espesso, no caso de peles mais secas, ou de um sérum ou gel, no caso das normais ou oleosas. “No banho, tiramos a gordura com o detergente do sabão. Então é logo em seguida que necessitamos repor o que saiu”, diz Igor Manhães.

Quem sofre com a oleosidade, que muitas vezes aumenta no verão, pode até achar que pode pular essa etapa de cuidado, mas os médicos dizem que não é bem assim. “As pessoas confundem excesso de sebo com excesso de hidratação. A pele oleosa não é mais hidratada do que as outras. Ela precisa é de um produto específico”, diz Fabiana. “Existem várias opções de hidratantes no mercado, bem leves, com textura em sérum. Quem não se adapta é porque está usando o tipo errado”. Quem procura, acha.

Fonte: O Globo Ela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>