Acnes em adultos: causas e tratamentos

Passou dos 25 anos, mas sofre com a acne? Saiba como evitar o problema, se a alimentação pode ser responsável e como tratar. Imagem Shutterstock

Passou dos 25 anos, mas sofre com a acne? Saiba como evitar o problema, se a alimentação pode ser responsável e como tratar. Imagem Shutterstock

A acne deveria ser um problema relacionado à puberdade, mas muitas mulheres adultas convivem com as indesejáveis espinhas mesmo após os 35 ou 40 anos. Mais do que um abalo na autoestima, o surgimento da acne após os 25 anos pode indicar desequilíbrio hormonal, estresse e até problemas no ovário.

De acordo com dermatologistas, a acne na mulher adulta pode ter relação com alterações ovarianas, como a síndrome dos ovários policísticos, além de disfunções das glândulas suprarrenais e alterações metabólicas, como a resistência à insulina.

A acne em adultos costuma se manifestar com mais frequência na região do queixo e mandíbula. Nas costas, o problema pode ter relação com uma dermatite seborreica, o uso de cremes para os cabelos sem enxague, hidratantes ou filtros solares muito oleosos, entre outros cosméticos que podem entupir os poros da região.

Como evitar acnes em adultos

Cosméticos e maquiagem: para não obstruir os poros, prefira produtos oil free e que possuam o termo não “comedogênico” nas embalagens.

Alimentação: carboidratos como pão, arroz, massas e doces em geral são os grandes vilões da acne em mulheres adultas.

Sol: o problema é mais comum no verão e costuma afetar a região das costas e ombros. Para evita-lo, os dermatologistas recomendam o uso de filtro solar oil free.

Higiene: manter a pele limpa e livre de oleosidade é o primeiro passo para evitar a acne. Retire qualquer traço de maquiagem da pele. Lave a região afetada com sabonete líquido adequado 2 vezes ao dia. O uso diário de filtro solar oil free também é indispensável, já que as substâncias que tratam a acne podem manchar a pele exposta ao sol.

Tratamentos

Como a acne em adultos está relacionada a diferentes fatores, o tratamento adequado vai depender das causas. Os anticoncepcionais são um grande aliado no tratamento dos desequilíbrios hormonais. Para tratar as lesões, cremes à base de tazaroteno, derivado do ácido retinoico, melhoram a inflamação e clareiam a pele. Dependendo da gravidade pode ser necessário o uso de antibióticos orais.

Tecnologias disponíveis

Dentre os aparelhos mais recentes, o laser Fotona é muito utilizado para diminuir lesões e quadros inflamatórios em pacientes com acne. A aplicação de LED azul, que além de eliminar bactérias da pele, tem ação anti-inflamatória prevenindo a formação de novas espinhas e acelerando a cura das que já existem. Outra novidade é o MMP, ou Microinfusão de Medicamentos na Pele. O aparelho é indicado no tratamento de cicatrizes recorrentes das acnes.

Visite um dermatologista de sua confiança ou marque uma avaliação na Clínica Les Peaux.
Ligue, 2540-0803 / 98880-6970

Fonte: Bem Estar GNT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>