Alimentação rica em açúcar pode ser a causa das acnes.

Quem acha que chocolate, amendoim e oleaginosas são as vilãs das acnes se engana. Os açúcares, que compõe as fórmulas das guloseimas, são muito piores.

Quem acha que chocolate, amendoim e oleaginosas são as vilãs das acnes se engana. Os açúcares, que compõe as fórmulas das guloseimas, são muito piores.

Doces, salgadinhos e outros pratos que você só encontra em junho e julho, nas tradicionais festas dos santos populares, podem representar um problema não só para quem quer manter a silhueta delgada, mas a todos aqueles que têm uma boa pele a zelar. Tanto doces, bolos e outras guloseimas que dão sentido a estes eventos que alegram a alma, seja pela relação afetiva ou pela tradição familiar, contêm doses massivas dos principais ingredientes responsáveis pela formação das acnes. Em recente divulgação de uma descoberta da ciência, médicos e dermatologistas alertam para o fato de que as acnes estão diretamente relacionadas a uma dieta rica em açúcar. Principal fator para o surgimento das inflamações. Os resultados revelaram ainda que, pior que o açúcar, são os alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, aqueles que aumentam a taxa de glicose no sangue e levam o corpo a liberar alto fluxo de insulina, como farinhas brancas, arroz e outros. Neste processo, outros hormônios são liberados e capazes de estimular ainda mais a produção de sebo e inflamar a pele.

Atualmente, as acnes representam o quarto motivo pelo qual as pessoas procuram dermatologistas. Por esta razão, os responsáveis pelos estudos apontados acima selecionaram um grupo de homens jovens, entre 18 e 25 anos com as mesmas características de pele, e os separaram em dois grupos, o primeiro identificado como Grupo C (controle) e o segundo, Grupo D H (dieta hipoglicêmica). Doze semanas mais tarde foi publicado o parecer da equipe médica envolvida constatando que os participantes do grupo da dieta hipoglicêmica (baixo teor de açúcar) tiveram uma redução muito maior nas lesões da pele e outros sintomas de acne em relação ao grupo C. Eles também demonstraram reduções nos níveis de andrógenos, hormônios masculinos conhecidos por causarem acne. Isso sugere que os hormônios também desempenham um papel importante na produção da acne.

Segundo a dermatologista Marcella Alves, sócia na Clínica Les Peaux, pessoas com poros naturalmente abertos possuem risco elevado de terem acnes e sugere que antes de qualquer receita caseira, a pessoa deve procurar um dermatologista especialista para o diagnóstico correto e um tratamento definitivo. “O paciente pode começar tratando em casa uma causa que só depois de muito investir, descobre que os motivos eram outros. Mais simples ou mais complicados, dependendo de cada tipo de pele e organismo, só o médico pode prescrever a melhor solução”.

Cinco indicações naturais, provadas cientificamente, que amenizam cravos e espinhas.

– Cápsulas de óleo de semente de linhaça, peixe ou gérmen de trigo (anti-inflamatórios);
– Geleia real (fonte de vitamina B5 previne problemas de pele);
– Levedo de cerveja em cápsula e algas como Chorella, Espirulina e Agar-agar;
– Chá de Bardana, em jejum diariamente, ou em cápsulas de acordo com a indicação do seu médico. A Bardana é uma planta que tem propriedades depurativas (desintoxicação) e regula o sebo da pele, sendo eficiente contra a acne.
– Utilizar sobre a pele argila verde misturada com levedura de cerveja e acrescentar 2 gotas de óleos essenciais, como: tomilho, lavanda, sálvia ou gerânio.

A ideia não é impedir a diversão, mas esclarecer que prudência e limite podem ser terapêuticos ante os exageros provocados pela oferta de tantas delícias à mesa. Além do principal vilão deste artigo, outros fatores podem ser decisivos para uma pele livre de acnes, como exposição moderada ao sol, prática de atividades físicas, uso de demaquilantes diariamente e evitar poluição intensa.

Fontes:
– G1 / Ciência e Saúde: http://goo.gl/HKbQOX
– Bem Estar / Globo.com – http://goo.gl/Wy5CcV
– Só Nutrição – http://goo.gl/dE76Fs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>